Como Fazer Collab no Instagram? [Guia Completo em 2024]
Uma coisa é certa: trabalhar em conjunto com outros criadores na rede social pode te levar a resultados expressivos muito mais rápido do que sozinho. Principalmente, se você souber como fazer collab no Instagram.
De uns tempos para cá, parcerias entre marcas e influenciadores virou tendência. De acordo com dados do Influencer Marketing Hub, 70% dos profissionais e empresas usam a estratégia.
Nesse sentido, os desenvolvedores do Instagram incluíram uma função no app que facilita campanhas de marketing em conjunto: o collab. Ela possibilita publicar um mesmo conteúdo simultaneamente em dois ou mais perfis. Veja abaixo!
Como fazer collab no Instagram (Passo a Passo)?
Sem dúvidas, o ponto central de parcerias comerciais é ampliar a visibilidade das marcas participantes. E é justamente isso que o collab do Instagram oferece: alcançar um público mais amplo.
Quando usa a função nas publicações, você aparece em outros perfis além do seu. Com isso, atrai diversos não seguidores que podem dar follow, interagir com seus conteúdos próprios e engajar na sua proposta.
Mas como fazer collab no Instagram? O passo a passo é bem simples. Crie uma nova publicação e escolha um ou mais arquivos de mídia; vá em “Marcar pessoas” e toque em “Convidar colaborador”; confirme o convite e faça o post.
1. Crie uma nova publicação e escolha um ou mais arquivos de mídia
O primeiro passo de como fazer collab no Instagram é criar uma nova publicação no ícone “+”. Em seguida, escolha um ou mais arquivos de mídia e faça edições se achar necessário.
2. Vá em “Marcar pessoas” e toque em “Convidar colaborador”
Feito isso, vá em “Marcar pessoas”. É o terceiro recurso que aparece na tela de configurações finais de posts de Feed do Instagram. Depois disso, toque em “Convidar colaborador”, pesquise e escolha o perfil certo.
3. Confirme o convite e faça o post
Confirme o convite feito ao parceiro no ícone de verificação no canto superior direito da tela. Então, faça os demais ajustes ― legenda, hashtags, localização, música ― e compartilhe o conteúdo.
Como fazer collab depois de postado?
Não é possível usar a função collab no Instagram depois de postar no Instagram. Até o momento, só dá para adicionar um perfil colaborador durante o processo de criação de novos conteúdos.
Depois de publicar, é possível editar a legenda, se você não sabe com marcar alguém no Instagram em fotos e vídeos, é necessário saber para ter um resultado positivo. No entanto, perfis mencionados não terão a foto ou o vídeo compartilhados diretamente no Feed.
Como fazer collab no Story do Instagram?
O Stories não possui a função collab. Ou seja, só dá para usar o recurso em novas publicações de Feed. Em compensação, você pode mencionar o parceiro em um Story e vice-versa durante a campanha.
Para isso, é bem simples. Basta criar um novo Story e selecionar um arquivo de mídia ― fotos ou vídeos; na área de edição, toque no ícone das figurinhas e vá em “@mençao”. Digite o nome exato do perfil, confirme e compartilhe o post.
1. Criar um novo Story e selecionar um arquivo de mídia
Antes de mais nada, crie um novo Story dando um toque no ícone “+” em sua foto na funcionalidade. Após isso, selecione um arquivo de mídia ou produza um com a câmera.
2. Toque no ícone das figurinhas e vá em “@mençao”
Na área de edição dos Stories, toque no ícone das figurinhas. É aquele que tem um rosto sorridente. Assim, um menu suspenso com diversos recursos vai aparecer na tela. Vá em “@menção” para continuar.
3. Digite o nome exato do perfil, confirme e compartilhe o post.
Para marcar a pessoa nos Stories, digite o nome exato do perfil ― com números e símbolos se houver. Use o ícone de verificação para confirmar a escolha e compartilhe o post na sequência.
Quando você menciona alguém nos Stories, o outro perfil pode repostá-la. Com isso, há um efeito parecido ao collabs. Uma vez que os dois públicos visualizam o mesmo conteúdo.
Dicas para escolher parceiros de collab
Antes de colocar o passo a passo de como fazer collab no Instagram em prática, toda sua atenção deve estar em escolher o parceiro correto para a campanha de marketing.
Nem todo perfil relevante é uma boa escolha. Para que a colaboração atenda as expectativas, é necessário que vocês tenham algumas semelhanças ou complementos. Entre os principais, destacamos:
Público-alvo
Primeiramente, o público-alvo do potencial parceiro precisa ser praticamente o mesmo que o seu. Ou seja, as pessoas devem ter necessidades, preferências e comportamentos bem parecidos.
Dessa forma, você vai gerar visitas qualificadas ao perfil da marca. São usuários que não só vão segui-lo, mas também participar ativamente das publicações e, quem sabe, comprar seus produtos ou serviços no futuro.
Se você fala para quem quer melhorar sua imagem, por exemplo, faz sentido colaborar com um influencer ligado a vestuário, acessórios e cuidado pessoal. O que a personalidade tem a dizer com certeza será útil para sua audiência.
Afinidade de conteúdo
A propósito, o conteúdo do potencial parceiro tem que complementar o seu. Não pode ser exatamente igual e nem muito longe ou contrário àquilo que você compartilha normalmente com seus seguidores.
As publicações do influenciador devem apenas expandir a linha editorial do seu perfil. Se você trabalha no nicho fitness, por exemplo, uma ação colaborativa com um nutricionista seria o “casamento perfeito”.
Sem a afinidade de conteúdo, a parceria pode parecer forçada ou desconexa. Assim, o engajamento pode diminuir em vez de aumentar. Uma vez que o público fica com a impressão de que a colaboração não é genuína.
Escolha parceiros cujo conteúdo complemente o seu. Por exemplo, uma empresa de alimentos pode colaborar com um chef ou influenciador de culinária, o que torna a parceria mais natural.
Reputação
A reputação do parceiro é um fator crítico no processo seletivo. Se associar a perfis que têm um histórico de polêmicas ou até mesmo uma imagem negativa, compromete sua própria credibilidade.
Por outro lado, uma colaboração com alguém que é respeitado em seu campo agrega valor à sua marca e fortalece sua posição como autoridade. Então, é preciso ter muito cuidado para não errar neste ponto.
Uma boa escolha em termos de reputação pode aumentar a confiança dos seguidores e engajar novos. Enquanto fechar contrato com um influencer duvidoso pode fazer muitos dar unfollow no perfil.
Principais benefícios de fazer collab no Instagram
Existem uma série de vantagens do procedimento de como fazer collab no Instagram. Todas estão relacionadas ao ganho de visibilidade ainda maior que a função traz junto a parceria em si. Confira!
Aumento do alcance
Ter publicações em outros perfis além do seu expande automaticamente o alcance da marca no Instagram. O conteúdo aparece para vários usuários que ainda não a conhecem.
Isso porque, a quantidade de interações totais recebidas quando o post é compartilhado será muito maior do que o normal. Assim, o algoritmo da rede social entenderá que o conteúdo é relevante e vai recomendá-lo para mais gente.
Tráfego Qualificado
Em campanhas de marketing, fazer parceria no Instagram pode gerar um público altamente segmentado, isto é, os próprios seguidores do influenciador digital. Desse modo, utilizando a função collab, você pode gerar bastante tráfego qualificado ao perfil da marca.
São pessoas que, além de seguir a conta, vão curtir, comentar ou compartilhar tudo o que for postado. Alguns estão até mesmo preparados para a compra. Assim, vão virar leads e depois clientes.
Fortalecimento da Marca
As collabs ainda ajudam a consolidar sua imagem no mercado, isto é, a fortalecer o branding. Elas mostram de maneira evidente que você possui boas conexões e é visto como uma referência na área.
Ainda mais se a parceria for feita com perfis respeitados. A relevância do influenciador pode agregar um grande valor à sua marca e aumentar cada vez mais a confiança do público na sua oferta.
Como promover suas Collabs?
Para que a collab traga os resultados esperados, há outra coisa importante além de escolher o parceiro certo: promovê-la de forma eficaz. Veja algumas dicas para divulgar suas colaborações:
- planeje a estratégia de divulgação: combine com o parceiro a melhor forma de promover a collab. Você pode criar um cronograma de posts para gerar expectativa ou lançar alguma promoção única para despertar o interesse;
- use hashtags relevantes: coloque hashtags relacionadas ao nicho ou à parceria para aumentar a visibilidade dos posts. Utilize de 5 a 10 hashtags populares dentro do seu segmento que estejam atreladas a campanha;
- faça cross-promotion: use as redes do influencer para promover a collab. Peça ao parceiro para fazer o mesmo, incentivando a divulgação cruzada. Se possível, façam uma live juntos para divulgar a colaboração;
- crie conteúdo exclusivo: faça conteúdos adicionais mostrando bastidores e curiosidades da parceria para manter o público interessado. Mostre o processo criativo ou a história por trás da colaboração;
- interaja com o público: após a publicações, interaja com os seguidores que comentarem ou compartilharem. Responder perguntas e agradecer comentários aumenta ainda mais o engajamento.
Conclusão
Aprendeu como fazer collab no Instagram? Esperamos que sim. É uma função que vai otimizar o trabalho e o resultado das campanhas de marketing que você fizer com influenciadores.
Publicações conjuntas recebem um engajamento muito maior. Consequentemente, o algoritmo do Instagram recomenda o perfil da marca para um público cada vez mais amplo.
E o melhor: muitos novos seguidores que vierem da campanha já são qualificados. Ou seja, são usuários que vão engajar nos conteúdos que você compartilhar. Além de comprar seus produtos ou serviços. Então, o collab vale muito a pena.