Feed do Instagram: O que Publicar e como Deixá-lo Organizado
O Instagram é uma plataforma repleta de funcionalidades essenciais para tornar-se relevante. Empresas, profissionais ou pessoas comuns podem utilizá-las para aumentar seus seguidores, engajamento e resultados. E o feed do Instagram é uma das principais ferramentas disponíveis para fazê-lo.
No feed do Instagram, encontra-se todas as publicações já feitas pelo perfil na rede social. Trata-se de um leve resumo dos valores de uma marca, sintetizados em vários conteúdos.
Em outras palavras, o feed do Instagram é o cartão de visitas da marca. Ele é quem dará a primeira impressão sobre o posicionamento de empresas ou profissionais nas plataformas digitais, por exemplo.
Por isso, é necessário entender o que publicar nessa ferramenta. Assim como, quais práticas a deixam devidamente organizada, dando para os visitantes uma boa recepção.
E existem conceitos, layouts e dicas fundamentais para tornar o feed do Instagram suficientemente atrativo, fazendo os visitantes permanecerem no perfil, de modo que, seja possível gerar uma conexão genuína entre marca e seguidores.
O que é feed do Instagram?
Basicamente, o feed do Instagram é o panorama geral que a rede social apresenta sobre determinado perfil. Em ordem cronológica, pode-se encontrar todos os posts feitos pelo usuário, o que representa um resumo de sua identidade e propósito.
Nesta funcionalidade, pode-se realizar somente três tipos de publicações: estáticas, carrosséis e vídeos curtos. Todas servem para alimentar o perfil da marca com ações importantes para o algoritmo do Instagram, como:
- curtidas;
- comentários;
- compartilhamento.
Posts estáticos
Os posts estáticos do feed do Instagram são aqueles em que utiliza-se apenas uma imagem ― sem nenhuma animação ― para publicação do conteúdo. Eles podem carregar todo o conteúdo da publicação. Assim como, ser combinados com a escrita, transformando-se praticamente num título em vez de ser o post em si.
Posts em carrossel
Posts em carrossel, por sua vez, trata-se de publicações que contém diversas imagens, formando algo parecido com um álbum. Geralmente, essas imagens dialogam entre si, porque fragmentam o conteúdo total da postagem.
No máximo, podem ser inseridas 10 imagens nesse tipo de publicação realizada no feed do Instagram. Sendo uma forma de compartilhar várias informações em um único conteúdo.
Vídeos curtos
Os usuários também podem postar vídeos de até um minuto de duração no feed do Instagram. É bem verdade que há uma preferência por utilizar o Reels e o IGTV para publicação de vídeos na plataforma. Porém, postar vídeos curtos no feed ainda é uma ótima maneira de atrair seguidores.
Por exemplo, ao compartilhar nesse pequeno vídeo um trecho de um conteúdo maior publicado no IGTV, pode-se estimular o interesse do seguidor a ver o restante da ideia e acabar retendo ele ainda mais no vídeo.
Quais conteúdos devem ser publicados no feed?
No entanto, qual é o tipo de conteúdo que pode ser publicado no feed do Instagram? Muitos não conhecem precisamente para que servem cada funcionalidade da plataforma, de modo que perguntam-se o que postar no feed.
Para chegar nessa resposta, é necessário compreender outras das funcionalidades disponibilizadas pela rede social. Isso porque, cada ferramenta é essencial para o posicionamento das empresas e profissionais no Instagram. Elas se complementam na formação da estratégia de marketing.
Stories
Stories é um tipo de publicação do Instagram que permite o relacionamento mais próximo entre os usuários. Por meio dessa função, é possível publicar textos, imagens ou vídeos que ficam acessíveis por apenas 24 horas. O fato do conteúdo ficar disponível apenas por 1 dia criou uma demanda de ferramentas que salvam no aparelho esses stories, principalmente para download story Instagram, o que mostra a relevância desse recurso da plataforma.
Nos Stories, são compartilhadas situações que acontecem no dia a dia, coisas mais relacionadas com a realidade das pessoas. Assim, há um nível de conectividade profundo nessa funcionalidade.
Por exemplo, nas empresas pública-se bastidores relacionados com a rotina de trabalho. Enquanto os profissionais, além de abordarem coisas da vida profissional, falam também sobre assuntos, como:
- família;
- saúde emocional;
- espiritualidade;
- estudos.
Com isso, os seguidores tornam-se mais engajados e propensos a compra da solução oferecida pelas marcas. E ainda existe o Close Friends que possibilita a criação de conteúdos similares aos Stories para uma lista exclusiva de perfis, sendo ainda mais eficiente às estratégias de marketing.
Reels
O Reels já é uma funcionalidade mais light, por assim dizer, do Instagram. Ela funciona essencialmente na produção de conteúdos humorísticos com potencial viral.
Por mais que seja uma ferramenta com quantidades altíssimas de visualizações, nem todas empresas e profissionais podem utilizá-las. Sobretudo, por causa da seriedade que alguns segmentos exigem.
Porém, para nichos que permitem o alívio cômico na linha editorial, é uma oportunidade e tanto de potencializar os resultados da marca, atraindo potenciais clientes com publicações informais.
IGTV
No IGTV, por sua vez, compartilha-se conteúdos mais longos, precisamente com o limite de 1 hora de duração. Como nem sempre é possível explicar devidamente um assunto no feed, stories ou close friends, essa ferramenta permite que conteúdos mais densos sejam publicados no Instagram.
Uma das premissas do marketing de conteúdo é a geração de valor aos seguidores. Ou seja, deve-se evitar superficialidade ou abordagens genéricas na comunicação.
Nesse sentido, o IGTV é uma possibilidade de não deixar nenhuma ponta solta na construção do posicionamento da marca nas plataformas digitais. Isso porque, permite explicar detalhes não mencionados em conteúdos feitos para os stories ou feed do Instagram.
Feed
Por fim, o feed do Instagram é o salão de entrada, o cartão de visitas da rede social. Então, qualquer publicação que seja feita na ferramenta deve ser clara, objetiva e impactante.
Além disso, a aparência do feed deve mostrar-se organizada visualmente, causando uma boa impressão para os visitantes do perfil da marca. Cores, design e conteúdo precisam ser atrativos para fazê-los acompanharem a empresa ou profissional mais de perto.
5 dicas para manter o feed do Instagram organizado
Como bem diz o conhecido ditado: a primeira impressão é a que fica. E essa ideia não muda para o feed do Instagram. Conforme os visitantes enxergam claramente quem é a marca e qual é a sua proposta, tornam-se mais propensos a seguirem o perfil em questão.
Em função disso, é importante que os usuários mantenham o feed do Instagram devidamente organizado. Para fazê-lo, existem pelo menos 4 dicas que podem ajudar.
1. Definição do tipo de feed
Para organizar o feed do Instagram, antes de mais nada, o usuário vai precisar escolher qual tipo de feed vai utilizar. Existem algumas opções bem aceitas pelas marcas que conseguem transmitir a sensação de ordem e profissionalismo para o visitantes, incluindo:
- xadrez;
- alinhado;
- cores.
No entanto, qualquer marca pode encontrar seu estilo de organização por conta própria. Contanto que o modelo escolhido dialogue com os valores e identidade visual da empresa ou profissional, está tudo certo.
2. Planejamento da linha editorial
O planejamento da linha editorial da marca também afeta o nível de organização do feed do Instagram. De forma geral, existem três formatos de conteúdo que podem ser publicados no feed:
- técnico;
- informativo;
- criativo ou humorístico.
Contudo, é importante que cada conteúdo se relacione com o outro, de preferência, que as cores combinem ou que tenha um mosaico bem planejado.
Ou seja, o usuário precisa contar uma história completa com todo o feed, sendo cada publicação uma parte dessa história. Assim, deve-se prezar pela harmonia na definição da linha editorial.
3. Cores, efeitos e formas
Para que o feed do Instagram fique organizado, cada publicação realizada precisa seguir um padrão pré-estabelecido de cores, efeitos e formas. O objetivo é criar uma sensação de unidade na estrutura do feed. Assim deve-se estabelecer previamente, por exemplo:
- paleta de cores;
- contrastes;
- filtros;
- molduras;
- fundos.
4. Execução da limpeza do feed
À medida que o tipo de feed e a linha editorial estão devidamente planejados, o usuário pode apagar quaisquer publicações que não dialoguem com a organização do feed do Instagram.
Caso exista conteúdos importantes publicados numa formatação diferente da atual, ainda é possível criar um nova postagem revestida nos novos moldes do feed. Sendo assim, não há porquê empresas ou profissionais ficarem com receio de executar essa limpeza.
Assim como é possível arquivar posts que você sinta que não estão em sintonia com seu feed e destoam da sua estratégia momentânea. O Instagram oferece essa ferramenta de arquivamento de posts, da mesma forma que também dispõe a opção para o desarquivamento de fotos, caso mais adiante este seja o seu desejo.
5. Busca por referências
Tudo o que é criado hoje em dia faz parte de algo que foi feito outrora. Então, para deixar o feed do Instagram devidamente organizado, o usuário deve buscar referências, combinando várias ideias para encontrar o estilo mais adequado aos valores da empresa ou profissional
Inspirando-se em outros perfis ou nas tendências do momento, fica relativamente mais fácil definir quais serão os aspectos visuais utilizados para expressar a identidade e o propósito da marca.
Muitas pessoas não sabem, mas é possível postar foto com tamanho inteiro no Instagram, sem ter o usual corte padrão na plataforma. Dessa forma você pode ter certeza que aquela foto sensacional que você registrou não terá alterações de cortes que poderiam tirar qualidade da foto original.
Conclusão
Portanto, o feed do Instagram é uma peça fundamental do jogo de tabuleiro que é essa rede social. É verdade que todas as funcionalidades da plataforma são importantes na estratégia de marketing. Porém, um feed mal planejado e desorganizado pode comprometer todo o posicionamento da marca.
Isso porque, o feed do Instagram é a primeira coisa que os visitantes vão se deparar ao entrar no perfil. Então, caso a impressão obtida não seja boa, todo o resto pode ir por água abaixo.
Por outro lado, um cartão de visitas atrativo, organizado e que expressa a proposta da marca, certamente cativará o interesse dos potenciais clientes, aumentando o número de seguidores, curtidas e tudo mais.