150 hashtags para viralizar no Instagram [Guia Atualizado 2024]
O desempenho dos posts no Insta está atrelado a fatores essenciais do conteúdo, como qualidade visual e estilo de escrita. Porém, o uso de recursos a exemplo das hashtags para viralizar no Instagram também fazem toda a diferença.
O famigerado “jogo da velha” são palavras-chaves capazes de ajudar o perfil a alcançar um público mais amplo. Assim como, segmentar os conteúdos para atrair usuários realmente interessados em sua proposta.
Contudo, vários Instagramers não adicionam hashtags nas suas publicações no Instagram. Enquanto outros, usam o recurso incorretamente e desperdiçam seus benefícios.
Por isso, vamos te mostrar abaixo tudo o que você precisa saber sobre as hashtags dentro da rede social. Desde a origem do recurso, até as principais hashtags para viralizar no Instagram.
Hashtags não são apenas palavras que enfeitam suas postagens no Insta, mas sim um recurso capaz de fortalecer o engajamento do perfil e alavancar seus resultados.
Vamos lá!
O que são hashtags no Instagram?
Em linhas gerais, hashtags são palavras-chaves clicáveis representadas pelo caractere “#”, conhecido como “jogo da velha” popularmente. Originalmente, o recurso foi criado pelo Twitter em 2007.
Na época, o principal objetivo das hashtags era classificar e agrupar tweets que tratam sobre um mesmo assunto. O objetivo? Apresentá-los às pessoas certas, isto é, realmente interessadas em determinado tipo de conteúdo.
Graças a isso, o recurso começou a ser amplamente usado na rede social. Afinal, os usuários podiam discutir com pessoas de todo mundo, compartilhando ideias sobre assuntos de interesse comum.
O sucesso absoluto das hashtags fez com que outras plataformas quisessem adotar o recurso, a exemplo do Instagram. A proposta do uso das hashtags no Insta é parecida com o Twitter. Porém, tem diferenças importantes.
Além de categorizar os conteúdos, as hashtags no Instagram aumentam o engajamento e alcance das publicações. Ou seja, o uso do recurso melhora o desempenho dos posts.
Mas não é só isso. As hashtags também ajudam você a atrair o público que deseja. Especialmente, porque o algoritmo da rede social usa essas palavras-chaves para segmentar a entrega dos conteúdos.
Portanto, se você quer superar seus concorrentes e crescer no Insta, usar hashtags para viralizar no Instagram é indispensável. Acredite: o recurso faz toda a diferença nos seus resultados.
Como usar hashtags na rede social?
As hashtags podem ser usadas nos mais diferentes tipos de publicação do Instagram, incluindo: Feed, Stories, Reels, Lives. Além disso, é possível adicioná-las na aba de comentários ou até mesmo em sua biografia do perfil.
Seja como for, você deve escrever a palavra-chave e colocar o caractere “#” na frente para transformá-la em clicável. Só que, não coloque nenhum espaço no meio da hashtag e nem outros caracteres especiais, como: %, $, &, *.
A única combinação aceita nas hashtags são os emojis. Se quiser, você pode adicioná-los com moderação. Porém, não é algo que influencia na efetividade das hashtags para viralizar no Instagram.
O que considerar na hora de adicionar hashtags nos posts?
Ao contrário do que muitos pensam, usar hashtags nos posts não se resume a colocar qualquer palavra-chave aleatória nos conteúdos com o caractere “#” na frente. É preciso adicioná-las estrategicamente.
Para começar a usar hashtags nos posts no Instagram, você deve considerar dois fatores específicos: segmentação e quantidade. Só assim, o recurso terá efetividade nos resultados do perfil.
Primeiramente, as hashtags tem que se relacionar com o nicho em que atua e conteúdo compartilhado. Se você tem um ecommerce de roupas, por exemplo, algumas boas hashtags seriam:
- modafeminina;
- promoção;
- tendência;
- estilo;
- look;
- fashion.
A correlação com o mercado e conteúdo é o que dá poder de segmentação às hashtags. Assim, o algoritmo entende exatamente qual público você quer alcançar com o post.
Além disso, o uso de hashtags precisa ser relativamente baixo. O Insta permite a inserção de até 30 palavras-chaves clicáveis em um mesmo conteúdo. Porém, o recomendado é usar entre 5 e 10.
O excesso de termos causam confusão sobre qual é o objetivo e público do post para o algoritmo. Assim como, pressupõe a prática de Spam na rede social, o que pode gerar punições para o perfil.
Possíveis punições de usar hashtags excessivamente
A princípio, usar hashtags excessivamente pode resultar em um shadowban na sua conta. A punição limita a visibilidade das postagens e perfil. Logo, prejudica todos os seus resultados.
Neste caso, o recomendado é excluir as hashtags dos posts e sair da rede social por alguns dias. O shadowban é uma medida temporária. Então, aguarde até que o Instagram decida retirar a punição.
Porém, se você continuar adicionando muitas hashtags nos conteúdos, a prática pode ser considerada como uma violação das políticas do Instagram. Com isso, você corre riscos de ter a conta bloqueada.
Para recuperar o acesso ao perfil, é preciso entrar em contato com a central de ajuda do Instagram. Explique o ocorrido em detalhes e peça a devolução da conta. Provavelmente, a plataforma dará uma resposta em até 7 dias.
Como encontrar hashtags relevantes dentro de um nicho?
Mas então, como encontrar hashtags para viralizar no Instagram dentro do nicho em que você atua? Em primeiro lugar, pesquise por palavras-chaves do mercado na barra de pesquisa da rede social.
O Insta recomenda várias outras opções de hashtags associadas às palavras-chaves pesquisadas. Assim, você pode encontrar aquelas que são mais populares.
Além disso, observe quais hashtags as referências do mercado estão usando. O mais provável é que sejam palavras-chaves relevantes. Então, pode ser interessante modelar a inserção de hashtags dos grandes perfis da sua área.
Uma alternativa também é usar ferramentas de terceiros de pesquisa de hashtags. Há várias disponíveis por aí. Elas fornecem informações sobre a popularidade de palavras-chaves e recomendam opções relacionadas.
150 hashtags para viralizar no Instagram
Mesmo com uma pesquisa profunda, você pode ter dificuldades para encontrar hashtags para viralizar no Instagram. Por isso, listamos abaixo 150 opções de palavras-chaves para diferentes nichos. Confira!
Moda e beleza
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Dúvidas relacionadas a hashtags para viralizar no Instagram
Quais são os horários de pico do Instagram?
Segundo o Sprout Social, os horários de pico do Instagram são às 11h em segundas-feiras, entre 10h e 14h em terças e quartas-feiras, e das 10h às 12h em quintas e sextas-feiras. Sendo uma das bases que você pode usar para definir quais são os melhores momentos para postar na plataforma.
Como descobrir Reels em alta?
O efeito viral do Reels está estritamente ligado com músicas em alta no momento. Então, o que você deve descobrir é quais trilhas são tendências na funcionalidade. Para isso, consuma conteúdos no formato e identifique quais músicas tem uma seta para cima. É o indicativo que o aúdio está em uso crescente.
Quais hashtags usar no Reels para viralizar?
Para viralizar no Reels, as hashtags adicionadas precisam estar relacionadas com o conteúdo e nicho. Com isso, o poder de segmentação da postagem tende a ser mais alto. Ou seja, o algoritmo entregará o conteúdo para o público realmente interessado no Reels.
Conclusão
Por fim, usar hashtags para viralizar no Instagram é mais do que necessário. A prática impulsiona o desempenho das publicações e, consequentemente, seus resultados e relevância na rede social.
Então, reúna todas nossas dicas e comece a adicionar hashtags relevantes nos seus conteúdos o quanto antes. O crescimento que você tanto busca está no uso inteligente dessas palavras-chaves.
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