Se você mora na Cidade Maravilhosa ou a maior parte do seu público-alvo está lá, fechar parcerias com um influencer Rio de Janeiro pode ser fundamental para seu crescimento no Instagram.

O marketing de influência já está entre as principais estratégias para ter uma grande visibilidade na rede social. Isso porque, possibilita que marcas usem a credibilidade de personalidades reconhecidas ao seu favor.

Geralmente, as pessoas que seguem influenciadores confiam plenamente no que ouvem deles. Eles são vistos como verdadeiros amigos do público. Assim, tendem a seguir qualquer recomendação que fizerem.

Para profissionais e empresas, é uma excelente oportunidade de trazer seguidores qualificados para o perfil. Em uma parceria, vários fãs dos influencers podem decidir acompanhá-lo. E o melhor: comprar seus produtos ou serviços.

Entretanto, ações colaborativas do tipo precisam ser muito bem pensadas. É necessário filtrar as personalidades com diversos critérios para chegar em um parceiro ideal. Começando pelo Estado em que o influencer reside. Entenda abaixo!

Como anda o investimento em marketing de influência?

De acordo com uma pesquisa da Influency.me, 68% das marcas pretendem aumentar o investimento em marketing de influência. Não é para menos. A estratégia dá muito resultado. Sobretudo, porque humaniza a comunicação.

Como já estabeleceram uma relação de confiança com seus seguidores, as personalidades transmitem muito mais autenticidade no que falam. Eles conversam de verdade com o público ― não necessariamente para vender algo depois.

Isso reduz a resistência que as pessoas apresentam em campanhas de publicidade tradicional. Ou seja, se determinado influenciador recomendar “X produto” da sua empresa, é provável que os seguidores comprem sem objeções.

Apesar das vantagens, porém, o principal desafio de profissionais e empresas para usar a estratégia é encontrar o digital influencer certo. Até porque, são 10,5 milhões de opções para escolher só no Instagram.

Qual a importância dos influencers cariocas no cenário nacional?

A verdade é que o processo seletivo de parceiros da marca é muito mais fácil do que parece. Basta que você busque as principais influências do seu Estado, pois a chance de se encaixarem aos valores da marca é bem alta. 

No Rio de Janeiro, por exemplo, há uma conexão cultural e local ímpar entre a população. O povo carioca tem particularidades que com certeza são expressadas na sua marca ― ainda que você não perceba ―, como:

  • estilo de vida descontraído: os cariocas são conhecidos por ser um povo descontraído, simpático e caloroso. Eles lidam com os desafios da vida cotidiana sempre com um sorriso no rosto;
  • paixão pelo esporte: o amor pelos esportes, especialmente o futebol, é uma parte essencial da vida carioca. Dificilmente, você vai encontrar alguém que não goste de alguma prática esportiva lá. Ciclismo, surf, vôlei de praia, entre outros.
  • natureza: os cariocas interagem profundamente com a natureza. Eles apreciam o encanto natural do Estado fazendo caminhadas, trilhas e até mesmo academia ao ar livre;
  • samba e carnaval: não tem como falar do Rio de Janeiro sem citar a musicalidade e ritmo singular da Cidade. Principalmente, no Carnaval, que é o maior evento do Estado. O samba está por toda parte em Fevereiro e Março.

E advinha? Os influencer Rio de Janeiro também carregam o estilo que só a Cidade Maravilhosa tem. São autênticos, próximos e vibrantes. Com isso, uma eventual parceria entre vocês pode dar bons frutos.

12 melhores influenciadores digitais no RJ para fechar parcerias

Dito isso, quais são os melhores influencer Rio de Janeiro para fechar parcerias? Logo abaixo, listamos as 12 principais personalidades da Cidade Maravilhosa em 3 categorias: mega, macro e micro.

Para quem não sabe, é a classificação utilizada para definir o tamanho do perfil dos influenciadores. Às vezes, uma parceria com alguém que tem 100 mil seguidores pode ser mais interessante do que com aquele tem que milhões.

De qualquer forma, todos os influenciadores digitais Rio de Janeiro listados são relevantes em seu nicho de atuação. Em menor ou maior grau. Assim, uma possível ação colaborativa entre vocês poderia ser muito vantajosa. Confira!

Influenciadores Rio de Janeiro ― MEGA (acima de 1 milhão de seguidores)

1. Lisa Barcelos (@lisabarcelox) – 7.1M de Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Lisa Barcelos

Em primeiro lugar, temos a Lisa Barcelos. É uma influencer Rio de Janeiro jovem, com apenas 21 anos, que atua no mercado de beleza. Especificamente, no nicho de maquiagem e cabelo.

Ela é conhecida por seus vídeos engraçados e challenges nas redes sociais. Tanto no TikTok quanto no Instagram. No primeiro, a influenciadora tem incríveis 11 milhões de seguidores. Enquanto no último possui 7,1 milhões.

Além disso, a personalidade faz parte do Youtubers do Rio de Janeiro. O canal dela tem 2,64 milhões de inscritos até então. São 146 vídeos publicados que geraram mais de 150 milhões de views.

A Lisa exibe toda a irreverência do povo carioca em sua maneira de ser. Não tem medo algum de expressar o que ama. Por isso, aceita diferentes desafios e aparece com diversos estilos nas plataformas de conexão.

O foco da criação de conteúdo da Lisa são os vídeos curtos. Todos possuem um excelente engajamento e alguns viralizaram entre os usuários. Não é para menos. O conteúdo dela tem alguns diferenciais:

  • sempre está por dentro das tendências;
  • é criativo;
  • responde ao desejo do público (com os challenges).
Redes sociais:
  • Instagram: 7.1 milhões de seguidores;
  • TikTok: 11 milhões de seguidores;
  • Youtube: 2,64 milhões de seguidores.

2. Matheus costa (@matheuscosta) – 3.5M de Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Matheus Costa.

Por sua vez, Matheus Costa é um dos principais influencer Rio de Janeiro de entretenimento. O jovem carioca viralizou ao começar a gravar conteúdos brincando com o próprio pai.

Sabendo que o “seu zé” detesta erros de português, Matheus gravou um vídeo falando palavras erradamente de propósito e esperou a reação dele. O vídeo viralizou e Matheus compartilha até hoje outros momentos hilários com o “coroa”.

Dessa forma, já conseguiu 3,5 milhões de seguidores no Instagram. Além de estar entre os melhores Youtubers do Rio de Janeiro com mais de 700 mil inscritos no canal. O destaque que Matheus obteve não foi à toa. É o resultado de:

  • qualidade;
  • criatividade;
  • storytelling.
Redes sociais:
  • Instagram: 3,5 milhões de seguidores
  • TikTok: 6,1 milhões de seguidores
  • Youtube: 706 mil de inscritos

3. Esse dia foi louco (@essediafoilouco) – 1.5M Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Esse Dia Foi Louco.

O “Esse dia foi louco” do influencer Rio de Janeiro Carter Batista está entre os maiores perfis voltados ao esporte do país. Ele fala de diversas modalidades lá, mas principalmente futebol.

A personalidade tem um forte presença no Instagram, com 1,5 milhões de seguidores. Além de ser um dos YouTubers do Rio de Janeiro. O canal dele está bem próximo de atingir a meta de 100 mil inscritos.

É um torcedor fanático do Flamengo. Inclusive, muitas vezes grava conteúdos relacionados ao clube e vai assistir jogos no Maracanã. No entanto, também é um apreciador do futebol de outros times e seleções do Brasil e do mundo.

Em diversos momentos, Carter visita outros estádios para mostrar a atmosfera única de cada um. E o mais importante: o influenciador emite opiniões sobre os mais diversos assuntos do “universo da bola”. É um perfil que é relevante por conta de:

  • “clubismo” (defende seu time, seleção e jogadores preferidos com convicção. Então, gera amor e “ódio” nos conteúdos);
  • autenticidade das opiniões;
  • constância de publicações.
Redes sociais:
  • Instagram: 1,5 milhões de seguidores
  • TikTok: 126 mil de seguidores
  • Youtube: 92 mil de inscritos

4. Rio para 2 (@riopara2) – 824 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Rio para dois.

No nicho de turismo, o Rio para 2 está em destaque no Instagram. O perfil da Aline Peixoto junto com Álvaro Neto conta 824 mil seguidores e mostra o que há de melhor no Rio de Janeiro:

  • viagens;
  • passeios;
  • restaurantes.

Eles vão a diferentes locais da Cidade Maravilhosa e relatam para o público como foi sua experiência. Assim como, dias e horários de funcionamento, preços e produtos ou serviços oferecidos.

Por serem um casal, a Aline e o Álvaro direcionam sua comunicação para outros que querem curtir a vida a dois da melhor maneira possível. O sucesso do perfil está relacionado a motivos, como:

  • lifestyle desejada pelo público;
  • conteúdos de altíssima qualidade;
  • criatividade na composição das fotos.
Redes sociais:
  • Instagram: 824 mil de seguidores
  • TikTok: 326 mil de seguidores
  • Youtube: 7 mil de inscritos

Influenciadores Rio de Janeiro ― MACRO (entre 300 mil seguidores e 1 milhão)

5. Rio destaque (@rio_destaque) – 569 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Rio Destaque.

Com uma proposta parecida com o Rio a 2, o Rio Destaque também cativa as pessoas com publicações de diferentes locais da Cidade Maravilhosa. No entanto, o público-alvo é mais amplo.

O Luiz Felipe Bernardo, dono do perfil Rio Destaque, mostra lugares com preços extremamente acessíveis no seu Instagram. Ele visita pizzarias, lanchonetes e até mesmo feiras. Além de promover os principais pontos turísticos do Estado.

O Luiz também é um guia do “Riodestaquetour”. Então, acompanha turistas para ajudá-los a aproveitar ao máximo o Rio. Dessa maneira, o perfil dele já conquistou 569 mil seguidores. Os diferenciais são:

  • reconhecido como autoridade pela prefeitura do RJ;
  • conteúdos humorísticos;
  • forte conexão com o jeito carioca de ser.
Redes sociais:
  • Instagram: 569 mil de seguidores
  • TikTok: 47 mil de seguidores

6. Onde comer no rio (@ondecomernorio) – 567 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Onde comer no Rio.

Como o próprio nome indica, o “Onde comer no rio”, que pertence a Suzana Malta e a Bárbara Guedes, é um guia gastronômico do Rio de Janeiro. O perfil indica onde o público pode encontrar as melhores comidas e bebidas no Estado.

Para isso, a equipe de “Onde comer no rio” visita diferentes restaurantes, lanchonetes, pizzarias, casas de shows e bares. Então, trazem um resumo do que você vai encontrar em cada estabelecimento.

Eles exibem em detalhes os comes e bebes dos lugares que vão. Com isso, incentiva várias pessoas a conhecê-los. É um trabalho que gerou 567 mil seguidores ao perfil. Além de 10 milhões de impressões. Por quê? Veja abaixo!

  • vídeos de alta qualidade;
  • pessoas experimentando diferentes pratos e bebidas;
  • descontos exclusivos.
Redes sociais:
  • Instagram: 567 mil de seguidores
  • TikTok: 175 mil de seguidores
  • Youtube: 2 mil de inscritos

7. Giro da carioca (@girodacarioca) – 451 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Giro da Carioca.

O Giro da Carioca, da Vanessa G., é um perfil com dicas de passeios, eventos e locais para explorar no Rio de Janeiro. Só que, com um estilo mais pessoal. Ou seja, ligado aos gostos da Vanessa.

Além de ir nos pontos mais conhecidos da Cidade, como Cristo Redentor e Copacabana, a influencer Rio de Janeiro vai em bibliotecas, restaurantes, museus, entre outros lugares  ligados às suas próprias paixões. As qualidades do perfil são:

  • fotos belíssimas;
  • informações completas de cada local (como chegar, o que há de bom e sentimentos que transmite);
  • curiosidades da Cidade Maravilhosa.
Redes sociais:
  • Instagram: 451 mil de seguidores
  • TikTok: 5 mil de seguidores

8. Viaja Brito (@viajabrito) – 305 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Viaja Brito.

Da mesma forma que o “Giro da carioca”, o “Viaja Brito” é o perfil de um influencer Rio de Janeiro chamado David que mescla o turismo do Rio de Janeiro com suas próprias zonas de interesse.

Ele faz visitas principalmente a restaurantes. Por ser apaixonado por comida, o David experimenta diferentes pratos, bebidas e sobremesas. Então, fala o que achou para o público.

Além disso, o influenciador vai em pontos turísticos ou passeios que talvez as pessoas não saibam que tem no Rio, como o Shopping temático do “barraworld”, por exemplo. O perfil tem 304 mil seguidores e se destaca por ter:

  • alta segmentação;
  • edições criativas;
  • linha editorial bem desenvolvida.
Redes sociais:
  • Instagram: 304 mil de seguidores
  • TikTok: 34 mil de seguidores
  • Youtube: 20 mil de inscritos

Influenciadores Rio de Janeiro ― MICRO (entre 10 mil e 300 mil seguidores)

9. The gringo in Brazil (@thegringoinbrazil) – 179 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro The Gringo in Brazil.

Criado por um americano com alma brasileira chamado Regan Zanes, o perfil mostra de forma divertida as diferenças culturais, curiosidades e a experiência de viver no país. Principalmente no Rio, que é onde o influencer mora.

Os conteúdos que o gringo posta são essencialmente engraçados. No entanto, muitos também  carregam uma alta qualidade de edição. O que já levou o perfil a alcançar 179 mil seguidores. Entre as razões do sucesso do Regan, estão:

  • descoberta (por estar indo em pontos turísticos pela primeira vez, gera conexão imediata com o público);
  • autenticidade das opiniões;
  • criatividade para se envolver com os seguidores brasileiros.
Redes sociais:
  • Instagram: 179 mil de seguidores
  • TikTok: 121 mil de seguidores
  • Youtube: 6 mil de inscritos

10. Carla Lemos (@carlinha) – 165 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Carla Lemos.

Quando o assunto é moda feminina, a Carla Lemos tem um dos índices de engajamento mais altos. De fato, a influencer Rio de Janeiro não tem tantos seguidores assim no Insta, mas a maior parte dos 165 mil a acompanham mesmo.

Isso porque, a Carla cria conteúdo desde 2007, isto é, há mais de 15 anos. Ela apresenta diversos looks ao público em diferentes locais, eventos e pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.

A propósito, a “Carlinha”, como também é conhecida, já fez parcerias com diversas marcas importantes, a exemplo do Itaú e do Rock in Rio recentemente. Portanto, é uma personalidade e tanto.

Redes sociais:
  • Instagram: 165 mil de seguidores
  • TikTok: 19 mil de seguidores
  • Youtube: 9 mil de inscritos

11. Bea Lopes (@bealopesoficial) – 143 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Bea Lopes.

Entre as principais influencer Rio de Janeiro, ainda está a Bea Lopes. Ela atua no nicho de moda, beleza e autocuidado. Até então, a personalidade já conseguiu 143 mil seguidores no Instagram.

Com sua ampla bagagem de conhecimento, a Bea dá uma série de dicas em seu perfil. Além de mostrar toda sua beleza carioca com diversos looks, penteados e acessórios.

Há algumas semanas, a influenciadora digital também virou colunista. Com isso, divide suas excelentes opiniões com uma quantidade de usuários cada vez mais ampla.

Redes sociais:
  • Instagram: 143 mil de seguidores
  • TikTok: 225 mil de seguidores

12. Mari Guimarães (@mariqguimaraes) – 132 mil Seguidores no Instagram

Influencer Rio de Janeiro Mari guimaraes

Por último, mas não menos importante, temos a Mari Guimarães entre as melhores influencer Rio de Janeiro. Assim como outras personalidades já citadas, a Mari é do nicho de turismo.

Ela visita uma variedade de praias, restaurantes e parques, por exemplo, dando um roteiro do que fez em cada canto da Cidade Maravilhosa. Assim, incentiva o público a viver “o mesmo dia”.

Em sazonalidades, como Festa Junina ou Dia dos Namorados, a Mari ainda dá uma lista de dicas dos “rôles” que seus seguidores podem fazer no Rio. O que gera bastante engajamento e a fez alcançar 132 mil seguidores.

Redes sociais:
  • Instagram: 132 mil de seguidores
  • TikTok: 294 mil de seguidores
  • Youtube: 700 de inscritos

Como escolher o influencer certo para ações colaborativas?

Além de priorizar influencer Rio de Janeiro no processo seletivo, existem outros critérios que você deve considerar para escolher a personalidade certa para ações colaborativas. Veja abaixo!

  • defina um objetivo para a campanha: antes de entrar em contato com algum influencer Rio de Janeiro, estabeleça metas claras para a parceria. Visibilidade, leads, clientes, entre outros.
  • alinhe valores: para a parceria funcionar, você e o influenciador devem defender os mesmos valores no geral. A sintonia entre vocês é o que vai engajar o público e aumentar os resultados de ambos;
  • verifique o engajamento e qualidade do conteúdo: mais importante do que o número de seguidores, é o engajamento que o influencer tem. Ele e o público devem ser bem próximos para que uma parceria faça sentido;
  • autenticidade e estilo de comunicação: a maneira como o influencer fala tem que combinar com a proposta da marca. Ele deve ser alguém genuíno e transparente com seus seguidores, se portando como um verdadeiro amigo do público.
  • atenção às polêmicas: evite fechar parcerias com influencer Rio de Janeiro que já possuem um histórico de comportamentos ou opiniões polêmicas. Uma nova situação do tipo vai afetar a imagem da sua marca.

Qual é o impacto dos influencers no turismo do Rio?

Nem é preciso dizer o quanto o Rio é bonito. Ele não é intitulado de Cidade Maravilhosa por acaso. O Estado é recheado de lugares belíssimos que despertam a atenção de pessoas do outro lado do mundo.

Em outras palavras, muitos cidadãos da América do Norte, Europa ou Ásia querem conhecer o Rio de Janeiro. Querem ver de perto a beleza única que as praias, montanhas e áreas verdes do Estado possuem.

Além de claro, ver os cenários icônicos da Cidade, como Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Maracanã. Assim, o Rio recebe milhares de visitas turísticas todos os anos. Seja de brasileiros que moram em outras regiões, seja de estrangeiros.

A propósito, a quantidade de turistas internacionais tem aumentado bastante nos últimos tempos. No primeiro semestre de 2024, foram 868.370 chegadas, isto é, o recorde até então.

O crescimento se dá pela ascensão de influencer Rio de Janeiro. Uma vez que as personalidades destacam o que há de melhor na Cidade Maravilhosa e desperta o interesse do mundo todo. O próprio prefeito do Rio valoriza isso.

Dicas para aspiring influencers cariocas

Se você trabalha como influencer e entrou neste conteúdo buscando referências para modelar, saiba que todas as personalidades que mencionamos podem ser uma ótima fonte de inspiração para você.

Muitas delas eram pessoas comuns há alguns anos. Quando decidiram viver de internet se posicionando como influencer, tudo mudou. Você também pode passar pela mesma transformação da realidade.

Ou seja, você também pode ser alguém famoso no mundo digital. Tudo o que precisa fazer é seguir os mesmos passos que os influencers de Rio de Janeiro fizeram para chegar aonde estão, incluindo:

  • ser autêntico e espontâneo: por mais que você possa se inspirar em outros, seja você mesmo. Use o seu jeito descontraído e carismático para conversar com os seguidores. Não tenha medo de expor suas emoções e sentimentos;
  • ser consistente: mantenha uma boa frequência de publicações no Insta. Ter um calendário editorial te ajuda a se organizar melhor e evitar períodos longos sem novidades no perfil;
  • ficar de olho nas tendências: o Instagram é uma rede social bem dinâmica. Por isso, acompanhe de perto as tendências da plataforma para gerar bastante engajamento com o que está em alta;
  • aproveitar o cenário carioca: vá nos cartões-portais do Rio de Janeiro e grave conteúdos visualmente impactantes. Principalmente, Reels. Os cenários do Estado encantam a todos e vão melhorar o engajamento do seu perfil;
  • faça publis: as publis transformam sua influência em receita. Além de agregar valor ao seu perfil. O que é bem importante no começo especialmente. Então, busque fechar parcerias com marcas do seu nicho.

Conclusão

Mulher criando conteúdo digital gravando um vídeo com smartphone em casa.

Por fim, você só tem a ganhar ao fechar parcerias com influencer Rio de Janeiro. Seja aqueles que mencionamos, seja outras personalidades relevantes da Cidade Maravilhosa.

Os cariocas possuem uma essência sem igual que vai dar uma outra cara para sua marca. Você só precisa encontrar o influenciador digital certo, porque com certeza a estratégia será benéfica para você.

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.