Por mais que o Instagram seja uma rede social com a essência de descontração e leveza, nos negócios ele é visto como um canal de comunicação comercial. Isso porque, pode-se aproveitar os recursos da plataforma para promover produtos, serviços e marcas. Sendo o Instagram ads, um dos principais meios de fazê-lo.

Segundo dados publicados pela GR3, empresa de criação de sites, 75% dos usuários do Instagram tomam alguma ação quando se deparam com um anúncio na rede social, como, por exemplo:

Além disso, o próprio Facebook, detentor do Instagram e outras redes sociais, relata que 81% dos usuários utilizam a plataforma para procurar novos produtos ou serviços de acordo com seus problemas, necessidades e interesses.

Em outras palavras, realizar campanhas de tráfego pago no Instagram é uma oportunidade única para o marketing de profissionais e empresas. 

Trata-se de uma rede social com altos índices de engajamento em que pode-se criar um relacionamento genuíno com determinado público. E os números deixam claro que até mesmo os anúncios são bem aceitos na plataforma.

Assim, é indispensável entender o que é tráfego pago e como fazê-lo por meio do Instagram ads. Para que, criando campanhas efetivas com esse recurso, o negócio em questão tenha seus resultados potencializados e se torne relevante no mercado.

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O que é tráfego pago?

Ícone alto-falante ads

No marketing digital, existem pelo menos duas formas de capturar a atenção das pessoas para o site ou rede social de determinada marca, são elas: tráfego orgânico e tráfego pago.

Tráfego orgânico

De forma geral, o tráfego orgânico é a forma de atrair pessoas gratuitamente. Ou seja, não é preciso investir nenhum recurso financeiro na plataforma digital para que o público chegue até a página.

No entanto, quem opta pelo tráfego orgânico precisa investir bastante na produção de conteúdo e em outras técnicas de marketing para obter resultados efetivos. Sem contar que, leva tempo até que o tráfego orgânico traga benefícios a marca, pois é uma estratégia de médio e longo prazo.

Tráfego pago

O tráfego pago, por sua vez, é a maneira de atrair potenciais clientes por meio da injeção de dinheiro em mecanismos de busca ou mídias sociais. Trata-se da forma mais rápida de gerar um tráfego qualificado de clientes em potencial à marca, sendo considerada uma estratégia de curto prazo.

Esse recurso funciona de modo bem parecido com a entrega de panfletos feita nas ruas por representantes. Aqueles que anunciam a inauguração de um novo comércio num ponto importante da cidade ou divulgam um evento que está próximo de acontecer, por exemplo.

Só que em vez de entregar o panfleto para qualquer pessoa que aparece pela frente, no tráfego pago pode-se fazê-lo somente para pessoas interessadas no que está sendo oferecido.

Além disso, o alcance deste modelo de divulgação é infinitamente maior, podendo atingir milhões de pessoas de uma só vez a depender da quantia investida. E ainda é possível realizar o que é conhecido na internet como remarketing, isto é, mostrar mais de uma vez determinada possibilidade para a mesma pessoa.

Portanto, cada vez mais profissionais e empresas apostam no tráfego pago na estratégia de marketing digital. Quando não o usam sozinho, combinam essa ferramenta com o tráfego orgânico. Seja como for, o objetivo é o mesmo: aumentar a visibilidade da marca.

Entendendo o Instagram ads

Ícone foguete instagram

Instagram ads é o tipo de tráfego pago realizado especificamente nesta rede social. Os anúncios podem ser realizados nos formatos de imagem e vídeo, e publicados tanto no Feed como nos Stories da plataforma.

Aparentemente, há apenas duas diferenças entre uma publicação comum feita no feed ou nos stories e aquelas que são feitas por meio do Instagram ads. Abaixo do nome do perfil ― e acima da imagem ou vídeo ― fica escrita a palavra “patrocinado” na postagem. 

Assim também, é possível inserir um link que cumpra o objetivo do anúncio. Ou seja, atraindo a pessoa para uma página de captura ou página de vendas, por exemplo.

No restante, tudo fica exatamente igual. As pessoas podem curtir, comentar, compartilhar o anúncio, assim como fariam em qualquer outra postagem encontrada no Instagram.

Além disso, profissionais e empresas que pretendem utilizar o Instagram ads podem fazê-lo para três finalidades diferentes. Sendo todas elas voltadas à expansão dos resultados da marca.

Reconhecimento

O Instagram ads pode ser utilizado para aumentar o reconhecimento da marca, atingindo mais pessoas que fazem parte de seu público-alvo, mas que ainda desconhecem o trabalho realizado pelo profissional ou empresa.

Consideração

Existem pessoas que têm certo conhecimento em relação ao segmento ou produto da marca, no entanto, sabem muito pouco para chegar a comprar tal ideia. 

Assim, o Instagram ads pode ser usado para estimular o interesse dessas pessoas que estão na fase de consideração, isto é, os prospects, fazendo-os avançar na jornada de compra.

Conversão

Na conversão de empresas ou profissionais, pode-se utilizar o Instagram ads para levar mais tráfego diretamente à página de vendas da marca. Sendo necessário segmentar esse tipo de anúncio para seguidores do perfil que estão prontos para comprar.

Opções impulsionar e gerenciador de anúncios: qual é a diferença?

Telefone com instagram aberto com um megafone na frente

Ao contrário do que muitos pensam, existe mais de uma forma de realizar tráfego pago no Instagram. Os anúncios podem ser feitos diretamente na rede social pela opção “impulsionar” ou pelo gerenciador de anúncios do Facebook. 

Opção Impulsionar

Impulsionar é a opção que permite usuários realizarem tráfego pago no Instagram diretamente nas publicações que possuem na plataforma. Tendo uma conta comercial na rede social, essa opção ficará disponível em qualquer publicação feita pela marca.

Trata-se de uma ótima oportunidade para aumentar o alcance de determinadas postagens. Assim como, o engajamento e número de seguidores do perfil. Porém, quem o faz não tem tanto controle sobre a segmentação, ou seja, para quem o tal post será mostrado. 

Gerenciador de anúncios do Facebook

Por outro lado, o gerenciador de anúncios do Facebook disponibiliza diversos recursos para criação de uma campanha completa de tráfego. É possível criar artes, vídeos e conteúdos específicos para cada anúncio, por exemplo.

Além disso, existem diversas opções de segmentação para que tais publicações apareçam às pessoas certas na hora certa, cumprindo o objetivo específico para o qual a campanha foi criada.

Criando uma campanha no Instagram ads

Ícones instagram

Dito isso, é hora de entender como criar uma campanha no Instagram ads. A princípio, o usuário precisa cumprir alguns requisitos para que não tenha problemas ao fazê-la, incluindo:

  • contar com um perfil comercial no Instagram;
  • ter uma conta no gerenciador de anúncios do Facebook;
  • incluir o perfil do Instagram no gerenciador de negócios do Facebook;
  • estar de acordo com as políticas de publicidade do Facebook.

Por haverem dois caminhos diferentes, toda a configuração do anúncio vai variar de um para o outro. Assim, é necessário saber como criá-lo por ambos os recursos para que o processo fique claro, eliminando qualquer dúvida.

Campanha na opção impulsionar

Criar uma campanha de tráfego pago no Instagram ads pela opção impulsionar é a maneira mais intuitiva e prática de fazê-lo. Ou seja, a própria plataforma indica o que o usuário deve fazer. Assim, o passo a passo é o seguinte:

  1. acesse o perfil comercial;
  2. vá em ferramentas de anúncios;
  3. defina a publicação que será impulsionada e clique em avançar;
  4. faça a integração entre Facebook e Instagram;
  5. escolha o público;
  6. determine dia e tempo da campanha (considerando o orçamento);
  7. pronto!

Campanha no gerenciador de anúncios

Por sua vez, a criação da campanha no gerenciador de anúncios é um pouco mais complexa. Como há várias informações na tela, o usuário pode encontrar dificuldades para concluí-la. Ela funciona por meio dos seguintes passos:

  1. faça o login no gerenciador de anúncios;
  2. vá em audience insights;
  3. configure e salve o público-alvo da campanha;
  4. na página inicial do gerenciador de anúncios, clique em “criar”;
  5. defina a finalidade da campanha;
  6. determine o orçamento, nome e público-alvo da campanha (aquele que foi salvo);
  7. selecione em qual ferramenta o anúncio vai aparecer (feed ou stories);
  8. escolha o formato dos anúncios (imagem, vídeo ou carrossel);
  9. crie título, descrição e CTA (call to action ou chamada para a ação);
  10. Insira o link da página de destino do anúncios (página de captura ou página de vendas, por exemplo)
  11. pronto!

Importante: ao criar uma campanha em qualquer um dos recursos, ela ficará em análise por algum tempo e logo estará disponível para que o usuário possa acompanhá-la.

Quanto custa anunciar pelo Instagram ads?

O Instagram ads não exige nenhuma taxa mínima para que o usuário faça anúncios com o recurso. Em outras palavras, todo o valor investido pode ser controlado. Assim, o custo para fazê-lo dependerá do orçamento da marca e tempo previsto para deixar uma campanha ativa.

Uma dica é estabelecer um limite de gasto com o tráfego pago do Instagram, mas que ainda dê resultados interessantes à marca. Dessa forma, qualquer prejuízo financeiro será evitado e a empresa ou profissional poderá aumentar o valor investido conforme alcançar os objetivos esperados com o Instagram ads.

Conclusão

Por fim, o Instagram ads é uma excelente forma de divulgar empresas ou profissionais, aproveitando todos os benefícios que só essa rede social tem. Há um grande poder de segmentação nesse tipo de campanha de tráfego. Sobretudo, naquelas que são feitas pelo gerenciador de anúncios do Facebook. Assim, pode-se expandir os resultados e relevância dos negócios.

Ainda que a própria marca possa realizar campanhas de tráfego no Instagram ads, o recomendado é contratar profissionais especializados nesta função, isto é, os gestores de tráfego. Dessa forma, será garantido que, investindo no Instagram ads, o profissional ou empresa consiga potencializar seus resultados.

Aliás, há uma forma muito interessante de alavancar os números do perfil de uma marca no Instagram. É possível comprar seguidores e curtidas para fazê-la crescer rapidamente, tornando-a uma autoridade no mercado.

No Impulsionegram, os usuários podem comprar seguidores e curtidas em menos de 5 minutos. E o melhor: não se trata de perfis falsos nem tampouco de países do outro lado do mundo. Na verdade, são pessoas reais e brasileiras comprometidas em impulsionar perfis de profissionais e empresas genuinamente.

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.