Instagram: Um Guia Completo Sobre a Plataforma para 2024
O Instagram é uma das plataformas digitais mais aclamadas do momento. De acordo com o Sprout Social, uma empresa de software de Chicago, há mais de 1 bilhão de usuários ativos da rede social em todo o mundo.
Trata-se de um número de engajamento surpreendente. Isso porque, chega a ser cerca de 15 vezes maior do que outras plataformas da internet. E não é para menos, afinal, o Instagram oferece diversas possibilidades para os seus usuários, incluindo:
- entretenimento;
- estudo;
- trabalho;
- vendas;
- sorteio.
Além disso, uma parcela considerável dos usuários do Instagram é brasileira. A Shopify, uma empresa de comércio canadense, afirma que no Brasil há cerca de 100 milhões de pessoas utilizando ativamente a rede social. Ou seja, praticamente metade da população do país.
Portanto, não há como esse fenômeno passar despercebido em canto algum do mundo. Sendo necessário entendê-lo por A mais B para descobrir o que essa rede social tem de tão especial para atrair tantas pessoas.
O que é Instagram?
Fundamentalmente, o Instagram é uma rede social que tem como essência a parte visual. Sobretudo, porque sua proposta original era a publicação de belas fotos.
Assim como acontece em plataformas com uma proposta parecida, os usuários do Instagram podem curtir, comentar e compartilhar postagens de outras pessoas. Além de enviar mensagens privadas para amigos próximos ou desconhecidos. Isso, por meio de funcionalidades, como:
- feed;
- stories;
- direct;
- reels.
Em outras palavras, é um local de interação entre pessoas comuns, na qual compartilha-se momentos especiais, conteúdos humorísticos, reflexões e muito mais.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o Instagram não é apenas uma plataforma para interagir com outros usuários ou entreter-se com conteúdos engraçados. Isso porque, ela também funciona muito bem nos negócios.
Aliás, o próprio Instagram incentiva ações de marketing e vendas na plataforma, oferecendo gratuitamente às empresas e profissionais a oportunidade de iniciar uma conta comercial para promover sua marca e produtos.
Por exemplo, a rede social disponibiliza métricas de engajamento na conta comercial. Dessa forma, o empreendimento pode analisar seus resultados com uma precisão melhor do que os demais usuários, identificando problemas na estratégia e promovendo melhorias necessárias.
Sem contar que há outros recursos encontrados na plataforma, como o Instagram ADS, que permitem a realização de anúncios de produtos, serviços e eventos para apresentação da marca.
Por dentro da história da rede social
O Instagram foi criado em San Francisco pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. A princípio, esses dois engenheiros de software queriam criar uma plataforma parecida com o Foursquare, porém, pouco tempo depois eles voltaram sua atenção exclusivamente para o compartilhamento de fotos.
O aplicativo foi lançado para o IOS na App Store em 6 de outubro de 2010 ― tornando-se o aplicativo mais baixado da loja virtual neste dia. Enquanto no Android foi lançado em 3 de abril de 2012.
A plataforma ganhou popularidade rapidamente, chegando a mais de 40 milhões de usuários ativos com apenas dois anos do lançamento. Esses números expressivos chamaram a atenção do Facebook, o qual comprou oficialmente o Instagram por US$1 bilhão no verão de 2012.
Originalmente, apenas fotos podiam ser postadas no Instagram. Inclusive, até o ano de 2015, qualquer foto postada no Instagram estava limitada a uma proporção quadrada. Contudo, os desenvolvedores promoveram mudanças na plataforma, permitindo os usuários fazerem o carregamento de fotos e vídeos em tamanho real na plataforma.
Além do mais, em 2013 o Instagram liberou a opção de publicar vídeos com no máximo 15 segundos. E um pouco mais tarde, precisamente em 2016, a rede social aumentou o limite de duração dos vídeos para 60 segundos.
Funcionalidades encontradas no Instagram
Entendendo de forma geral o que é Instagram e um pouco sobre sua curta e impressionante história, é necessário compreender também como funcionam os recursos disponíveis na plataforma. Entre os principais destacam-se:
Feed do Instagram
O Feed do Instagram é a página principal da rede social. Lá encontram-se todos os posts publicados por determinado perfil, os quais ficam organizados de acordo os dias e horários em que foram compartilhados. Ou seja, é um panorama geral de quem é a pessoa ou empresa e qual é seu propósito na plataforma.
Com essa funcionalidade, só é possível realizar três tipos de postagem: posts estáticos, posts em carrossel e pequenos vídeos. Sendo a possibilidade de fazer textos na legenda um complemento para torná-los ainda mais completos.
O Feed é um cartão de visitas para usuários que ainda desconhecem o perfil em questão, além de ser importantíssimo em termos de engajamento, já que o algoritmo o utiliza para como um termômetro de relevância, por assim dizer.
Stories
Stories, por sua vez, é uma ferramenta do Instagram que permite o compartilhamento de imagens, textos e pequenos vídeos com duração de 24 horas.
O objetivo dessa funcionalidade é estreitar o relacionamento dos usuários, tanto que os conteúdos publicados por meio da opção carregam essa premissa. De forma geral, os usuários postam assuntos do dia a dia ou bastidores de sua rotina para justamente criar uma conexão genuína com seus Stories.
Além disso, os Stories funcionam como um complemento do feed, dividindo o palco com a página principal do Instagram. Isso porque, assim que o usuário abre o aplicativo ou website da plataforma, depara-se com a carreira de Stories dos perfis que segue, além das publicações do feed.
E ainda é possível deixar os Stories mais importantes que já foram publicados em destaque no perfil. Desse modo, os visitantes podem vê-lo na hora em que quiserem. Os destaques ficam abaixo do local no qual pode-se inserir uma frase no Instagram, isto é, a bio do perfil.
Close Friends
Close Friends ou Amigos próximos numa tradução simples, é uma possibilidade bem parecida com stories. A diferença é que, em vez de publicar Stories para o público em geral, o usuário pode fazê-lo para uma lista exclusiva de perfis.
O próprio usuário define quem estará nessa lista e pode atualizá-la sempre que quiser. Assim, o Close Friends tem um poder de conectividade ainda maior que os Stories, porque cada pessoa que consome o conteúdo disponibilizado por ali se sente especial.
Reels
Desenvolvido para rivalizar com o TikTok, o Instagram Reels permite a gravação e envio de vídeos curtos de até 15 segundos. Após gravar algum vídeo com a ferramenta é possível editá-lo antes de publicá-lo, adicionando músicas, pequenos textos e efeitos especiais, por exemplo.
Feito isso, outros usuários podem curtir, comentar e compartilhar os vídeos feitos no Reels, o que torna essa opção uma maneira divertida de atrair novos seguidores. Sobretudo, porque o número de visualizações desse tipo de conteúdo costuma ser elevado.
No entanto, para aqueles que desejam impulsionar seu TikTok com mais seguidores e engajamento, buscar por curtidas reais e brasileiras no TikTok pode ser uma estratégia eficaz. Essa prática pode aumentar a credibilidade do seu perfil e atrair mais atenção para suas postagens, ajudando a impulsionar seu crescimento na plataforma.
Como essa costuma ser uma ferramenta viral, hoje você conta com diversas ferramentas online para baixar Reels Instagram. Nelas é possível fazer o download dos vídeos mais estourados na plataforma para se inspirar ou recordar de forma simples e rápida, sem a necessidade do acesso a internet.
IGTV (Vídeos)
IGTV era uma ferramenta do Instagram que permitia a publicação de vídeos em formato longo. Para abrir o IGTV, bastava tocar no ícone da lupa na parte inferior do aplicativo e ir em “IGTV” na parte superior da tela.
Assim, era possível assistir vídeos que outras pessoas enviavam ou compartilhar vídeos de própria autoria. Inclusive, o IGTV tinha um aplicativo próprio com as mesmas funções do que no próprio Instagram.
No entanto, nas últimas atualizações o Instagram removeu essa opção de compartilhamento, substituindo-a pela ferramenta “Instagram Vídeos”. A principal diferença é que os vídeos do feed e IGTV foram unificados.
Agora, é possível compartilhar publicações com até 60 minutos de duração diretamente no feed. Anteriormente, o limite do feed era de apenas um minuto e vídeos tão longos só eram permitidos no IGTV.
Live
O Instagram Live é um recurso que permite usuários realizarem uma transmissão ao vivo. Sendo uma ótima maneira de conversar com vários seguidores de uma só vez. Isso porque, os espectadores podem enviar comentários e curtidas enquanto a Live está acontecendo.
Para abrir uma Live no Instagram, o usuário só vai precisar abrir o Instagram e ir na câmera dentro do aplicativo, além de selecionar “Ao vivo” na parte inferior da tela.
Atualmente, é possível fazer uma transmissão ao vivo no Instagram por quanto for necessário. Anteriormente o limite era 60 minutos, mas em uma das atualizações feitas na plataforma essa restrição foi removida.
Métricas do Instagram
Dito isso, chegou a hora de entender cada uma das principais métricas que o Instagram possui. De forma geral, ela mensuram a relevância de cada perfil e publicação, mas podem ser importantes em outros sentidos também.
Curtidas
Curtidas são uma das impressões mais simples e importantes do Instagram. Elas podem ser feitas com dois cliques rápidos em cima de uma publicação ou com apenas um clique no coração que fica abaixo do conteúdo da imagem ou vídeo postado.
É uma forma de mensurar o nível de satisfação das pessoas com determinado conteúdo. E o próprio Instagram utiliza as curtidas para personalizar as publicações recomendadas para os usuários.
- Está interessado (a) em saber quais postagens você curtiu nos últimos dias? Então este artigo pode ajudar: Como ver publicações que você curtiu no Instagram [Definitivo]
Comentários
Os comentários também são permitidos em fotos e vídeos publicados no Instagram. Trata-se de uma das métricas mais importantes em termos de engajamento de um perfil.
Por meio da opção, os usuários podem compartilhar sua opinião sobre determinada postagem, criar discussões sadias ou marcar amigos que precisam vê-la também, por exemplo.
Só não é permitido o compartilhamento de links pelos comentários, já que o Instagram busca reduzir as chances das pessoas saírem da plataforma. Quanto mais tempo elas ficarem conectadas, melhor para a rede social.
Compartilhamento
Os compartilhamentos podem ser feitos de duas formas no Instagram: Stories e Direct. Sendo uma ótima forma de ampliar alcance, impressões, curtidas, comentários, dentre outras métricas importantes para o engajamento.
Stories
Para compartilhar determinada publicação no stories, o usuário deverá clicar no ícone de um avião, especificamente ao lado do coração de curtidas e do balão de comentários. Em seguida, deverá ir até a opção “adicionar publicação ao seu story” para então fazê-lo.
Direct
Da mesma forma, para compartilhar uma publicação diretamente com um amigo, isto é, pelo Direct, o usuário vai precisar clicar no ícone do avião. Porém, em vez de clicar em “adicionar publicação ao seu story”, ele precisa observar a lista de contatos abaixo dessa opção.
No lado direito dos nomes da lista, há uma caixa azul com a opção “enviar”, clicando nela o conteúdo será direcionado para as pessoas que foram selecionadas.
Salvo
No Instagram, também existe uma opção chamada “Salvo” que, como o próprio nome indica, cumpre a função de salvar determinada publicação. Porém, o conteúdo não é armazenado no dispositivo do usuário, mas sim no seu próprio do Instagram.
Essa métrica traz ganhos importantes para o engajamento do perfil, mostrando que determinada pessoa gostou tanto do conteúdo que o guardou para voltar a vê-lo em um outro momento.
Seguidores
Os seguidores, por sua vez, é a principal métrica que determina a relevância de um perfil no Instagram. Sendo possível seguir pessoas ou empresas ou ser seguido por tais.
Diferentemente de outras redes sociais, como o próprio Facebook, por exemplo, não é preciso de uma autorização para seguir alguém. Contudo, pode acontecer que o titular do perfil prefira tornar sua conta privada. Sendo assim, será necessário que a tentativa de seguir seja aprovada
Entendendo o algoritmo
Basicamente, o algoritmo do Instagram é um conjunto de cálculos realizados automaticamente pela plataforma para definir quais tipos de posts devem aparecer para determinado usuário.
Em outras palavras, trata-se de uma análise recorrente de comportamento feito por um sistema de inteligência artificial, o qual leva em consideração diversas ações que os usuários fazem na rede social, incluindo:
- tempo dedicado a determinados conteúdos;
- curtidas;
- comentários;
- compartilhamento;
- publicações salvas;
- interação com perfis.
Reunindo todas essas informações, o algoritmo recomenda conteúdos que dialoguem com a zona de interesse do usuário. Isso, para que ele se sinta cada vez mais satisfeito em estar no Instagram e visite-o novamente durante o dia.
Por exemplo, conforme o usuário passa a visualizar os Stories de quem ele segue, o Instagram passa a posicionar os perfis que mais são vistos em primeiro lugar na carreira de Stories.
Além disso, quando o usuário está consumindo conteúdos no formato de Reels, é natural que ele dedique mais tempo nos conteúdos que gosta. Assim, o algoritmo da rede social percebe o interesse do usuário e recomenda novos vídeos que se relacionem de alguma forma com o que foi visto anteriormente.
O sucesso da inserção do recurso para postagens de vídeos foi tamanha, que a busca para baixar vídeo Instagram se tornou comum entre os usuários. Vídeos de posts virais estão entre os principais dos mais desejados para o download no telefone ou computador.
Conta verificada: do que se trata?
No Instagram, existem perfis que contém um símbolo de verificado pela plataforma. Esse recurso foi liberado em 2018 e serve para mostrar que determinado perfil é autêntico, tornando-o oficializado pela própria plataforma.
Para ter um perfil verificado, o usuário vai precisar cumprir todos os requisitos que o Instagram impõe. Eles não dependem do número de seguidores ou de engajamento do perfil, podendo validar pessoas com menos de 1 milhão de seguidores e ignorar outras com o número 100 vezes maior.
Para se ter uma ideia, existem perfis gigantes do país que ainda não conseguiram esse selo, justamente por não cumprirem alguns dos critérios estabelecidos pela plataforma. Então, pode-se afirmar que não é uma tarefa muito simples adquiri-lo. Dito isso, entre os principais requisitos estão:
Autenticidade
Para ser verificado, o perfil do usuário precisa mostrar-se autêntico, apresentando uma pessoa única real dentro da plataforma. Por outro lado, diante de qualquer sinal de falsificação o perfil não será reconhecido pelo Instagram como digno de receber o selo.
Por exemplo, o algoritmo do Instagram é calibrado para reconhecer o famoso truque para aumento de seguidores, “me segue que eu sigo de volta”. Dessa forma, crescimentos de seguidores em que são constatados esse mecanismo pode receber um banimento por não serem considerados autênticos. Por isso é importante prestar atenção no número de contas que você escolhe seguir por dia, para que sua conta não receba essa consequência.
Utilização dos recursos
Assim também, o usuário deverá utilizar todos os recursos disponibilizados pelo Instagram. Dessa forma, foto do perfil, frase na bio e publicações, por exemplo, são imprescindíveis na busca pelo selo de verificação da rede social.
Relevância
Embora não seja necessário um número específico de seguidores ou de engajamento, é importante que o perfil mostre-se relevante para receber o selo de verificado do Instagram.
Isso envolve publicações com altos índices de impressão e regularidade nas postagens no Feed do Instagram e Stories. Assim como, criação de Lives e vídeos de Reels.
Cadastrando-se pela primeira vez na plataforma
Para começar a usar o Instagram, primordialmente será necessário baixar o aplicativo na loja virtual. Ele está disponível gratuitamente para dispositivos iOS e Android. No entanto, também é possível acessá-lo pelo desktop, indo até o site oficial da plataforma por meio de algum mecanismo de busca.
Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, geralmente o usuário vai se deparar com duas opções na tela: criar uma nova conta e fazer login com sua conta do Facebook. Caso opte pela primeira opção, o Instagram solicitará os seguintes dados:
- número de telefone ou endereço de e-mail;
- nome completo;
- nome de usuário desejado;
- senha.
À medida que os campos forem preenchidos com essas informações, a conta estará pronta para ser utilizada. O processo é bem simples e rápido, podendo ser feito em até 2 minutos.
Embora o Instagram tenha sido projetado principalmente para smartphones, a experiência de desktop foi melhorada constantemente pelos desenvolvedores ao longo dos últimos anos.
Assim, os usuários podem acessar o Instagram pelo computador em qualquer navegador da Web. Seja para editar seu perfil, visualizar seu feed, interagir com postagens ou comunicar-se pelo direct.
Detalhe: pelo menos por enquanto, ainda não é possível realizar publicações nesta versão do Instagram, sendo essa a única coisa que não se pode fazer pelo desktop.
Instagram: uma máquina de fazer dinheiro
Todos os recursos que o Instagram possui servem para as mais diversas finalidades. Os usuários podem utilizá-los para descontrair-se da rotina, consumindo conteúdos divertidos comuns na rede social.
Assim também, é possível fazer do Instagram uma plataforma de estudo, seguindo apenas perfis que compartilham conteúdos de valor, bem como de trabalho, ingressando em uma das novas profissões do marketing digital, como de Social Media, por exemplo.
Além disso, pode-se até hackear por meio do Instagram. No entanto, não com más pretensões, porque esse recurso só é necessário para casos em que a conta do usuário foi invadida e não há outro meio para recuperá-la.
Contudo, pode-se afirmar que ganhar dinheiro é a finalidade mais vantajosa que os usuários podem utilizar os recursos do Instagram. Trabalhando como Social Media, já é possível obter grandes ganhos, mas essa rede social vai para além dessa profissão. Sobretudo, porque pode-se monetizar grandes públicos.
Inclusive, não é exagero dizer que o Instagram é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. As estratégias de marketing digital funcionam perfeitamente nas ferramentas da plataforma, permitindo empresas e profissionais faturarem milhões posicionando-se adequadamente na rede social.
Instagram ADS: os anúncios pagos da rede social
O próprio Instagram reconhece sua grande importância e potencial no mundo dos negócios. Por isso, disponibiliza ferramentas próprias à realização de campanhas de marketing e vendas na plataforma.
Apesar de perfis voltados para o marketing poderem alcançar seguidores, engajamento e relevância de maneira orgânica, isto é, gratuitamente, existe a possibilidade de fazê-lo com mais eficiência e rapidez, por meio do Instagram ADS.
Com essa funcionalidade, o usuário pode realizar anúncios pagos para promover sua marca, produtos ou serviços. Ou seja, criar campanhas que potencializam seus resultados dentro da rede social.
Porém, vale ressaltar que é necessário contratar especialistas para que o recurso seja utilizado corretamente e traga resultados realmente relevantes para profissionais e empresas.
Conclusão
Por fim, não há dúvidas de que o Instagram é uma rede social que proporciona uma infinidade de possibilidades inovadoras aos seus usuários. Não à toa, é uma plataforma que teve um rápido desenvolvimento, caindo nas graças dos mais variados tipos de público em poucos anos.
E uma das possibilidades que contribui para profissionais, empresas ou até pessoas comuns atingirem seus objetivos com essa rede social, é a compra de seguidores e curtidas.
No ImpulsioneGram, em menos de cinco minutos os usuários do Instagram podem comprar seguidores e curtidas para alavancar seus resultados na plataforma. E não se trata de perfis fakes ou de países distantes. Pelo contrário, todos são pessoas reais e brasileiras dedicadas a impulsionar o Instagram dos compradores de forma autêntica.