Ainda não conhece o Instagram Shopping? Você não faz ideia do que está perdendo. A funcionalidade permite você criar para uma loja para comercializar produtos, oferecendo recursos benéficos aos resultados da sua marca.

Não é de hoje que o Instagram vem deixando de ser uma rede social essencialmente de entretenimento, mostrando um grande potencial para ações de marketing e vendas.

Primeiramente, marcas aproveitaram funções que não foram feitas necessariamente para fins comerciais, como, por exemplo, Feed e Stories, mas que, ainda assim, traziam bons frutos.

Percebendo essa inclinação para marketing e vendas no Instagram, os desenvolvedores colocaram opções para ajudar profissionais e empresas a promoverem seu trabalho, incluindo:

Só que não parou por aí. Agora, para consolidar o Instagram como um verdadeiro canal de vendas, a plataforma disponibiliza uma funcionalidade inteiramente dedicada a relações comerciais, isto é, o Instagram Shopping.

Trata-se da oportunidade de abrir uma loja virtual dentro do próprio Instagram para comercializar os produtos da sua marca. Incrível, não é? Logo abaixo, vamos te explicar tudo e mais um pouco sobre essa opção. Confira!

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O que é Instagram Shopping?

mulher com sacolas de compra

Basicamente, Instagram Shopping é a funcionalidade de compras da rede social que permite seguidores não só visualizar seus produtos, mas também adquiri-los na própria plataforma.

Até pouco tempo atrás, se você quisesse levar o público para fora da rede social para concretizar uma venda, só era possível colocar link nos Stories e bio do Instagram, além de criar anúncios pagos.

Isso limitava bastante o planejamento estratégico de marcas, porque esse não era um processo tão prático como poderia ser. Porém, com os recursos do Instagram Shopping, tudo mudou. 

Em termos práticos, funciona assim: você pode colocar diversos produtos numa aba exclusiva da rede social para montagem da loja e ainda pode marcá-los em posts do feed ou Stories.

Ao clicar no ícone de marcação, o usuário será direcionado para a loja da marca, podendo, em seguida, acessar sua página de vendas para concretizar a compra do item escolhido.

O ponto é: quanto mais fácil for o caminho para o consumidor adquirir um produto, menor será a chance dele desistir da compra. Assim, o Instagram Shopping mostra-se uma excelente opção para otimizar o processo de vendas.

Como funciona?

Para ajudá-lo a entender melhor como o Instagram Shopping funciona, detalhamos abaixo cada recurso da funcionalidade. Ela permite os usuários visualizarem os itens à venda de diferentes formas para então comprá-los.

Loja 

Na aba da loja, você pode inserir o site ou e-commerce que tiver em seu perfil no Instagram, adicionando os produtos que quiser. Todos eles ficaram acessíveis para visitantes e seguidores adquirirem.

shopping instagram blusa de frio

Feed

No Feed, você pode postar imagens de produtos normalmente, só que pode incluir tags de marcação referente aos itens à venda. É um processo similar ao de marcar pessoas no Instagram.

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Stories

Da mesma forma, nos Stories você também pode adicionar tags de marcação para produtos que está vendendo. Ou seja, colocando uma etiqueta de quanto tal item custa.

Aliás, quando um usuário clica nestas tags de marcação da postagem no Feed do Instagram ou Stories, ele é levado para uma outra página do Instagram que fornece informações importantes sobre o item comercializado, incluindo:

  • descrição;
  • detalhes do produto;
  • envio e devoluções.

Além disso, outros produtos da marca ficam à mostra do usuário nesta página. Caso ele tenha interesse por algum, poderá concluir a compra pelo opção “ver no site” ― na aba da loja essa última parte funciona exatamente igual.

stories instagram shopping

Principais vantagens do Instagram Shopping

carrinho de compras icone

Além de agilizar o processo para consumidores comprarem algo de você, o Instagram oferece diversas vantagens para marcas posicionadas na rede social, dentre as quais, destacamos:

Apresentar soluções para um tráfego qualificado

Com o Instagram Shopping, você consegue criar uma vitrine de produtos para pessoas que estão sendo nutridas diariamente com conteúdos de valor da sua marca.

É claro que, isso pode ser feito de outras formas, como inserindo um link na bio do perfil. No entanto, com o Instagram Shopping apresentar essas soluções é diferente.

Por exemplo, vários dos seus seguidores sabem que, uma hora ou outra, sua marca vai oferecer algo para que eles comprem, o que pode criar objeções e fazê-los não clicar no link para ver o item à venda.

Nesse cenário, o Instagram Shopping seria fundamental, pois os produtos ficariam escancarados nas publicações do Feed ou Stories, estimulando o interesse do público antes mesmo que eles pensem em alguma objeção.

Segurança no processo de compra

O Instagram Shopping também oferece a segurança necessária para transações online. É comum que empreendedores que ainda estão começando não tenham ferramentas suficientes para assegurá-la.

Desse modo, usar o checkout do Instagram para os clientes colocarem seus dados pessoais e financeiros é uma ótima maneira de manter uma relação segura com o público. Isso porque, é uma ferramenta com um alto nível de qualidade.

Mais eficiência em parcerias no Instagram

Outra vantagem do Instagram Shopping é o recurso exclusivo para parcerias no Instagram que a funcionalidade disponibiliza. Os influenciadores digitais, podem usar tags de marcação em suas publicações.

Então, fechando uma parceria no Instagram, eles podem colocar tags dos produtos da sua loja para promover seus produtos. Isso é essencial para encurtar ainda mais o ciclo de vendas proporcionado pela estratégia.

Do que você precisa para criar uma loja no Instagram?

Para contar com todos os recursos vantajosos do Instagram Shooping no seu perfil, você precisa seguir à risca uma série de requisitos estabelecidos pela plataforma. São eles:

  • abrir uma conta comercial no Instagram;
  • vender produtos e não serviços;
  • vender produtos físicos e não infoprodutos;
  • vincular página e conta de anúncios ao Facebook;
  • ter um domínio de site;
  • cumprir políticas comerciais do Instagram;
  • ter um catálogo de produtos no Facebook ou ecommerce;
  • crie pelo menos 9 postagens para ativar a loja.

Criando sua loja com o Instagram Shopping para vender mais na rede social

comprando online celular

Considerando e cumprindo todos os requisitos para criar uma loja no Instagram, você pode iniciar o processo para ativá-la. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso ter cuidado para não deixar nada para trás, certo? Dito isso, vamos ao passo a passo:

1. Vincule página e conta de anúncios com o gerenciador de negócios

A princípio, você precisa ter uma página no Facebook e uma conta de anúncios, isto é, aquela usada para criar conteúdos patrocinados para Facebook e Instagram, para ativar o Instagram Shopping.

Em seguida, você deve vincular ambas com o gerenciador de negócios do Facebook. Isso é necessário porque o Facebook é detentor do Instagram, de modo que os sistemas das duas redes sociais são integrados.

2. Suba o catálogo de produtos

Vinculando página e conta de anúncios com o gerenciador de negócios, o próximo passo será subir todo o seu catálogo de produtos no Facebook. O processo é bem tranquilo, porque você pode adicionar os itens de uma só vez.

No entanto, essa etapa pode variar de acordo com a plataforma de ecommerce que você use, por exemplo, no caso de você estar utilizando uma loja virtual para ativar o Instagram Shopping.

3. Libere a função “Compras no Instagram”

Subindo o catálogo de produtos para o Gerenciador de negócios do Facebook, você precisa cadastrá-lo para liberar a função “Compras no Instagram”. Para isso, há diferentes métodos que você pode seguir. Sendo o mais recomendado o que é feito pelo Gerenciador de Comércio.

4. Pronto!

Feito isso, o Facebook vai analisar todos os dados enviados para ativação do Instagram Shopping. Se você já utiliza o Facebook ads ou Instagram ads, é possível que esse processo seja mais rápido e você já possa ter sua loja no Insta disponível.

5 estratégias de divulgação para Instagram Shopping

Agora que você já sabe como criar sua loja no Instagram, é hora de conhecer também algumas estratégias de divulgação que podem fazer toda a diferença nos seus resultados. Acompanhe!

1. Faça descrições persuasivas

Ao colocar os itens à venda no seu Instagram Shopping, você deve adicionar dados importantes sobre os produtos para deixar o consumidor informado sobre o que vai comprar.

Quanto mais persuasiva for a descrição dos seus produtos, maior será a chance do potencial cliente concretizar a compra. Então, dê a devida atenção para o conteúdo textual inserido nos itens. Eles podem ser determinantes à venda.

Além disso, tenha cuidado para não usar termos contrários às políticas e diretrizes do Instagram. Se algum produto tiver uma palavra referente a conteúdos adultos, por exemplo, o Instagram Shopping vai reprová-lo, impedindo sua postagem.

2. Gere identificação

Para divulgação de produtos no Instagram Shopping, é imprescindível você conhecer profundamente características do seu público-alvo. Porque assim, desenvolver uma comunicação assertiva é muito mais simples. Algumas são:

  • idade;
  • gênero;
  • necessidades;
  • problemas;
  • desejos.

Caso o público da sua marca seja essencialmente jovem, você pode, por exemplo, compartilhar imagens dos seus produtos sendo usados por pessoas com a faixa etária em questão.

Além de trazer a identificação necessária para o marketing da sua loja no Instagram, você humaniza a abordagem da marca, colocando imagens com pessoas reais usando seu produto em vez de fotos do item em si.

3. Preze pela qualidade visual da sua loja

Falando em imagens, vale dizer que você precisa prezar pela qualidade visual da sua loja no Instagram Shopping, utilizando cores, formatos e tamanhos padronizados, por exemplo. Apresente sempre fotos profissionais, tanto em relação a qualidade da imagem quanto no que abrange a técnica aplicada.

Inclusive, é interessante manter a mesma identidade visual utilizada no site ou loja virtual que você tem. Assim, consumidores não vão ter nenhum tipo de estranheza quando depararem-se com sua loja no Instagram.

4. Marque o máximo de produtos possível em suas postagens

Tendo uma loja no Instagram Shopping, você pode marcar até 5 itens à venda em cada publicação realizada. Então, use e abuse dessa funcionalidade para vender cada vez mais.

Se você está vendendo um conjunto de peças de roupa, por exemplo, pode colocar tags de marcação para cada item da imagem, indicando onde encontrar mais informações sobre os produtos.

5. Apresente produtos nos Stories

Sem dúvidas, o Instagram Stories é uma das melhores funcionalidades existentes na internet quando o assunto é criar uma relação de confiança com determinado público.

Nesse sentido, você pode apresentar os produtos adicionados no Instagram Shopping com mais detalhes com essa ferramenta, colocando a tag de marcação ao fim da sequência de Stories, por exemplo.

Dica: precisa guardar um conteúdo relevante que viu no Stories, mas não sabe como? Conheça a nossa ferramenta de baixar Stories e faça quantos downloads de Stories precisar!

Dúvidas relacionadas a Instagram Shopping

Como ativar o Instagram shopping?

Para ativar o Instagram Shopping, você precisa ter uma página e uma conta de anúncios vinculada com o gerenciador de negócios do Facebook. Em seguida, criar e cadastrar seu catálogo de produtos. Contudo, ainda é necessário cumprir outros requisitos da plataforma.

Como funciona a loja no Instagram?

A loja Instagram permite marcas comercializar produtos dentro da própria rede social numa aba exclusiva para o catálogo de itens à venda e com a possibilidade de inserir tags de marcação relacionadas aos produtos divulgados. Uma opção que agiliza o processo de compra.

É preciso ter CNPJ para vender no Instagram?

Para vender no Instagram Shopping, você não precisa ter um CNPJ. É bem verdade que a plataforma exige uma série de requisitos para que a marca possa começar a divulgar seus produtos com essa funcionalidade, mas a necessidade de ter CNPJ não está entre eles.

Conclusão

Como vimos, o Instagram Shopping é uma grande oportunidade para potencializar seus resultados na rede social, Os recursos da funcionalidade agiliza o processo de vendas, dá mais possibilidades de divulgação e segurança para transações.

Embora pareça um pouco complicado o processo para ativar a loja na plataforma, a verdade é que em poucos passos você já pode aproveitar tudo o que o Instagram Shopping oferece, transformando seu perfil numa verdadeira vitrine.

Demais, não é? Outra opção para você crescer cada vez mais sua marca no Instagram é comprar seguidores e curtidas. Ao contrário do que muitos dizem por aí, tornar-se relevante na rede social não precisa ser difícil e demorado.
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Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.