Como criar destaques no Instagram e deixar seu perfil mais atrativo?

Quanto mais atrativo for seu perfil na rede social, mais seguidores você vai ganhar. Uma das melhores formas de deixá-lo convidativo é aprendendo a como criar destaques no Instagram. Entenda abaixo!
O que são os destaques no Instagram e como funcionam?
Destaques no Instagram são sequências de conteúdo que explicam na prática a identidade e propósito do seu perfil.
Eles são uma extensão da biografia, porque fica posicionada justamente abaixo dela nas informações do perfil.
Já o conteúdo dos destaques nada mais é do que Stories republicados.
Como todo mundo já sabe, os Stories desaparecem do perfil após 24 horas do momento de compartilhamento.
Quando o tempo acaba ninguém pode vê-los mais. Apenas você, caso acesse a opção “Arquivo de Stories” da rede social.
Entretanto, graças aos destaques, os melhores Stories ainda podem ser aproveitados no seu perfil.
É possível organizar seus Stories antigos em uma estrutura que ajude a apresentar sua proposta no aplicativo de maneira simples de entender.
E o melhor: nos destaques os Stories se tornam permanentes. Eles só vão sumir do perfil se você mesmo retirá-los.
5 maneiras eficazes de usar os destaques no Instagram

Existem diferentes formas de usar os destaques no Instagram para melhorar o cartão de visitas do seu perfil. Entre as mais eficazes, estão:
1. Informações detalhadas do perfil ou do negócio
Os destaques do Instagram funcionam bem para fixar informações essenciais sobre você ou sua empresa.
Isso evita que você perca tempo respondendo repetidamente às mesmas perguntas, como horários de atendimento, formas de contato e principais serviços oferecidos.
Além do endereço e horário de funcionamento, informações de contato, como número de telefone e e-mail, ou ainda meios de pagamentos e a possibilidade de fazer delivery são outras opções de informações úteis a serem fixadas.
2. Produtos e serviços
Colocar os produtos ou serviços nos destaques ajuda os visitantes a conhecerem melhor sobre o que sua empresa oferece com praticidade.
O ideal é que sejam Stories que expliquem de forma persuasiva quais necessidades a solução do seu negócio resolve.
Sendo assim, mesmo sendo novo no perfil, alguns usuários podem ter o desejo de comprar.
A dica aqui é destacar apenas os itens que você mais vende, porque, muito provavelmente, também vai chamar a atenção de quem está chegando agora.
3. Tutoriais úteis
Tutoriais são um excelente formato de conteúdo para os destaques, pois tornam a apresentação do perfil ainda mais informativa.
Pode ser um passo a passo de maquiagem, receitas rápidas ou projeções de uso de seus produtos, não importa.
Além de educar seus clientes, tutoriais também ajudam na decisão de compra. Uma vez que mostram na prática como seu produto ou serviço funciona.
4. Parcerias estratégicas

Se sua empresa trabalha com influenciadores ou colabora com outras marcas, fixe Stories associados as colaborações nos destaques.
Isso aumenta a autoridade do seu negócio, pois comprova sua relevância no mercado.
Os Stories com parceiros devem ter momentos de vocês juntos, conteúdos exclusivos da campanha ou resultados expressivos que vocês alcançaram para gerar impacto.
5. Depoimentos de clientes
Da mesma forma que as parcerias, inclua feedbacks de clientes nos destaques.
Eles funcionam como provas sociais da qualidade do seu produto ou serviço, além da experiência de compra.
Dessa forma, são fundamentais para que os visitantes do perfil sejam convencidos a segui-lo e, posteriormente, comprar suas soluções também.
Como criar destaques no Instagram? Passo a passo detalhado
Mas então, como criar destaques no Instagram? Listamos abaixo um passo a passo detalhado e com imagens. É bem simples. Veja:
1. Abra seu perfil no Instagram e toque em “+”
O primeiro passo de como criar destaques no Instagram é abrir seu perfil e dar um toque no ícone “+” no canto superior direito da tela.

2. Vá em “Destaque dos Stories” e selecione todos os Stories a serem destacados
Em seguida, vá em “Destaque dos Stories” e selecione todos os Stories que vão ser destacados em determinada categoria.
Por exemplo, se o destaque for de perguntas frequentes, marque os conteúdos com as respostas mais relevantes que você já deu nos Stories até então.

3. Dê um nome para o destaque e edite a capa
Feito isso, dê um nome para o destaque. No exemplo que citamos há pouco, das perguntas frequentes, o nome poderia ser “Dúvidas comuns” ou “Saiba mais”.
Da mesma forma, edite a capa. Por padrão, a capa automática será o primeiro Story adicionado nos destaques.
Só que o ideal é que você crie uma capa exclusiva para cada destaque para torná-los visualmente impactantes ― vamos falar sobre isso daqui a pouco.

4. Edite o destaque ou crie um novo
Assim que for criado, o destaque já vai aparecer abaixo das informações da bio.
Se necessário, você pode editá-lo para remover ou adicionar Stories. Basta pressionar o dedo sobre o destaque e ir em “Editar destaque”.
Também dá para criar um novo destaque. Após o último destaque da esteira há uma opção chamada “Novo”. Toque nela e refaça o passo a passo para criar uma nova sequência de conteúdos na funcionalidade.

Como organizar os destaques para melhorar a experiência do usuário?
Depois de criar os primeiros destaques, organize-os estrategicamente para melhorar a experiência do usuário. Aqui estão duas dicas para fazer isso:
Defina categorias estratégicas
Separe seus destaques por temas específicos, facilitando a navegação de visitantes e seguidores. Algumas sugestões incluem:
- para lojas e e-commerce: produtos, promoções, depoimentos, dicas de uso, bastidores.
- para influenciadores: parcerias, viagens, rotina, perguntas frequentes, favoritos.
- para serviços: portfólio, clientes, como contratar, processos.
Mantenha uma ordem lógica
Coloque os destaques mais importantes nas primeiras posições para que eles fiquem facilmente acessíveis.
Isso ajuda os usuários a encontrá-los rapidamente e, principalmente, a ver o mais importante.
Por ser um conteúdo longo, muitas pessoas deixam de vê-lo antes de chegar no final.
Então, colocar informações mais relevantes no início dos destaques vai ter mais efeito nos seus resultados.
Como inserir capas nos seus destaques no Story do Instagram?

Após criar os destaques, organizando-os por categorias estratégicas, você deve personalizá-los com capas atrativas.
As capas representam cada sequência de conteúdos salvos na funcionalidade. Com isso, você precisa criar um visual único para cada uma.
Logo abaixo, vamos te mostrar como criar capas de destaques no Instagram chamativas para incentivar novos visitantes e seguidores a ver os conteúdos. Confira!
1. Crie uma capa personalizada
Primeiramente, utilize ferramentas como o Canva ou o Photoshop para criar uma capa personalizada.
O tamanho ideal para capas de destaques é 1080×1920 pixels, o mesmo de Stories.
No entanto, as informações da capa precisam ser centralizadas, pois boa parte da imagem não aparecerá, já que o formato dela é redondo.
Além disso, a capa só deve conter o nome ou ícone que representa a categoria. Adicionar mais elementos do que isso pode confundir o público.
Outra dica é manter um padrão entre todas as capas, porque assim o perfil ganha uma estética consistente.
O ideal, aliás, é que você use cores e fontes que façam parte da identidade visual da marca.
2. Acesse o destaque no seu perfil
Após terminar a criação da capa, vá até o seu perfil no Instagram. Então, toque e segure sobre o destaque.
3. Escolha a opção “Editar destaque” e depois “Editar capa”
Em seguida, selecione a opção “Editar destaque” e depois “Editar capa” para trocar a imagem.
4. Selecione a imagem da galeria
Escolha a capa personalizada na galeria desejada e ajuste o enquadramento, se necessário, para que o ícone fique centralizado.
5. Salve as alterações
Após ajustar o enquadramento, salve e pronto! Sua capa personalizada ficará visível no seu perfil.
Conclusão

Por fim, saber como criar destaques no Instagram é indispensável para atrair e engajar seguidores.
Eles resumem seu posicionamento na rede social, pois mostram sua identidade e propósito de maneira dinâmica.
Então, desde o primeiro momento que começa a te seguir, o usuário se identifica com você e valoriza os resultados que você já conquistou até o momento.
Além disso, dúvidas comuns podem ser respondidas em sequência nos destaques, o que vai facilitar aos novos seguidores entenderem sua proposta.
Ou seja, só tem benefícios. Por isso, organize a esteira de destaque do seu perfil o quanto antes para deixá-lo cada vez mais irresistível.
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