Overposting: Como evitar excesso de postagens no Instagram?
Overspoting é quando você posta tanto que chega a cansar os seguidores mais engajados do perfil. Isso mesmo. Existe um cenário em que suas publicações podem atrapalhar em vez de favorecer seu crescimento.
Infelizmente, é uma armadilha que muitos profissionais e empresas estão caindo. Porém, há boas práticas e ferramentas que te ajudam a equilibrar a frequência de conteúdos e manter sua relação com o público saudável.
Aqui você vai encontrar:
- O que é overposting no Instagram?
- Quais são as consequências do overposting?
- Sinais que você está cometendo o overposting
- Como evitar o overposting e melhorar seu conteúdo?
- Qual a frequência ideal de postagens no Instagram?
- 3 ferramentas para planejar e programar postagens
O que é overposting no Instagram?
Overposting é o ato de compartilhar uma quantidade excessiva de conteúdo em um curto período. Isso pode significar postar diversas vezes ao dia ou até mesmo várias postagens em uma única hora.
É um problema comum nas redes sociais, especialmente no Instagram. Com o objetivo de aumentar a visibilidade, muitos acabam publicando em demasia. O que gera mais danos do que benefícios.
A maioria dos usuários acompanham diversos perfis ao mesmo tempo. Então, se uma das contas que segue faz o overposting, tendem a começar a ignorar boa parte dos conteúdos para ver outros.
Para efeito de comparação, pense naquelas pessoas que “falam mais que a boca”. Provavelmente, você conhece alguém que se expressa de forma incontrolável, não sabe ouvir e nem deixa os outros falarem.
É bem incômodo, não é? É exatamente assim que os seguidores se sentem quando um perfil posta de maneira excessiva. Eles cansam da interação e procuram outro tipo de conteúdo para consumir.
Quais são as consequências do overposting?
As consequências do overposting são bem negativas para o crescimento do perfil da marca. Ele coloca obstáculos que te impedem de alcançar seus objetivos no Instagram. Entre os principais, destacamos:
Queda no engajamento
Primeiramente, o overposting provoca uma queda significativa no engajamento do perfil. Uma grande parte dos conteúdos começa a ser ignorada pelos seguidores. Seja no Feed, Stories ou Reels.
Por se sentirem bombardeados por seus posts, o público cria uma resistência para curti-los, comentá-los ou compartilhá-los. O que leva muitos materiais de alta qualidade a “flopar”.
Perda de seguidores
Se seu perfil estiver constantemente sobrecarregando os seguidores, alguns podem decidir parar de acompanhá-lo no Instagram. Eles ficam tão insatisfeitos que chegam ao ponto de dar unfollow.
Não é para menos. Ver toda a hora publicações da mesma conta no Feed, por exemplo, torna o uso da rede social monótono. Assim, algumas pessoas não veem outra alternativa a não ser deixar de segui-lo.
Alcance orgânico reduzido
O algoritmo do Instagram aumenta a exposição de publicações que recebem bastante interações. Principalmente, na primeira hora em que o conteúdo é compartilhado na rede social.
Então, quando o engajamento cai devido ao overposting, o alcance orgânico tende a ser prejudicado. Uma vez que o baixo número de interações sinaliza ao Instagram que o conteúdo não é tão relevante.
Sinais de que você está cometendo overposting
Talvez o overposting não seja tão óbvio quanto parece. Se você não consegue ver com clareza se está exagerando ou não na quantidade de publicações, existem alguns sinais que facilitam o diagnóstico:
- engajamento caindo gradualmente: Se as curtidas, comentários e compartilhamentos dos sus postagens diminuíram, é provável que o volume de conteúdos esteja sendo visto como excessivo pelos seguidores. Neste cenário é importante também você entender qual o tamanho ideal para seu post no Instagram, dessa forma você estará seguindo as políticas do Instagram e conseguindo um engajamento natural.
- aumento nas taxas de unfollow: monitorar o número de seguidores perdidos semanalmente te ajuda a identificar se a frequência atual de postagens do perfil está tendo um impacto negativo;
- diminuição no alcance orgânico: quando suas postagens deixam de aparecer com frequência para seus seguidores ou no explorar, o algoritmo pode estar penalizando o perfil devido ao excesso de conteúdo.
Como evitar o overposting e melhorar seu conteúdo?
Sabendo o quanto o overposting pode ser nocivo ao seu posicionamento no Instagram, como evitá-lo e melhorar seu conteúdo? Logo abaixo, listamos boas práticas que podem dar um fim ao problema. Confira!
Foque na qualidade, não na quantidade
Em vez de tentar preencher o feed com várias postagens diárias, priorize a criação de conteúdo de alta qualidade. Para isso, busque produzir posts que realmente agreguem valor ao público.
Imagine que você tem uma loja de roupas. Em vez de postar fotos de diferentes produtos todos os dias, que tal criar um carrossel mostrando como combinar peças para diferentes ocasiões 2 vezes na semana?
Certamente, a segunda opção será melhor vista entre os seguidores. Se decidir ver todas as imagens e ler a legenda completa, o usuário não vai se arrepender. Sua atenção será muito bem recompensada.
Faça um calendário de conteúdo
Montar um calendário de conteúdo, definindo quando e o que será postado, evita que você compartilhe novos posts impulsivamente. No planejamento, você distribui os materiais que serão compartilhados com um bom intervalo de um para o outro.
Assim também, você consegue variar bem os formatos para minimizar a impressão de overposting do público. Fotos estáticas de Feed, carrosséis, Stories, Reels, Lives, entre outros.
Por exemplo, você pode optar por postar conteúdos de Feed três vezes por semana. Enquanto os Stories serão usados para interagir com o público diariamente. Seja para compartilhar bastidores, seja para fazer enquetes ou perguntas e respostas.
Reutilize conteúdo antigo com novas abordagens
Reaproveitar postagens de sucesso de maneiras diferentes também retiram a sensação de overposting do perfil. Se um conteúdo sobre um tema específico teve boa repercussão, transforme-o em um Reels com uma abordagem mais dinâmica.
Às vezes, seguidores engajados não viram o post da primeira vez. Também é uma oportunidade daqueles que chegaram agora visualizarem. Seja como for, a prática mantém o perfil ativo sem sobrecarregar o público.
Sem contar que economiza tempo. Não é necessário criar conteúdo do zero, mas sim falar a mesma coisa com um estilo diferente ou expandindo mais determinados tópicos do assunto.
Overposting: Qual a frequência ideal de postagens no Instagram?
Dito isso, qual é a frequência ideal de postagens no Instagram? Quantas vezes você deve publicar por dia ou semana? A resposta é: depende. Cada caso é um caso. Ou seja, não existe um número mágico para todos.
Isso vai depender do nicho e características específicas do público. Se você fala para mães de primeira viagem, por exemplo, publicar 5, 6 ou 7 publicações de Feed está longe de ser uma boa ideia.
São mulheres que estão sem tempo e precisam de dicas rápidas para lidar com todos os desafios que cuidar de um recém-nascido envolve. Então, você a frequência de posts tem que ser baixa e os conteúdos bem objetivos.
Além disso, você pode ir em perfis de concorrentes e ver o ritmo de postagens para ter uma noção melhor. Se mesmo assim ficar em dúvida, faça testes para definir a quantidade certa.
3 ferramentas para planejar e programar postagens
Mais do que adotar boas práticas, usar ferramentas para planejar e programar postagens no Instagram são essenciais para se livrar do risco de overposting. Temos 3 recomendações populares para você: mLabs; Trello; Google Agenda.
1. mLabs
O mLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais que permite programar a publicação de conteúdos, analisar métricas e gerenciar várias contas de forma centralizada.
No mLabs, você pode criar um calendário de publicações muito bem definido. Com formato, dia e horário específicos. Também recebe relatórios de desempenho automático e consegue acompanhar de perto o que os concorrentes fazem.
Tem mais: é possível controlar o fluxo e aprovação de postagens com um workflow que integra diferentes colaboradores. Então, a tendência é que a comunicação da marca tenha a frequência e a qualidade ideal.
2. Trello
Além do mLabs, o Trello é uma excelente opção. É uma ferramenta embasada no Kanban, uma metodologia ágil de gestão que permite otimizar o fluxo de trabalho e melhorar a eficiência e a transparência.
Com o Trello, você pode organizar o processo criativo do perfil por meio de listas e cartões. É possível categorizar diferentes tipos de publicações e diferentes etapas da produção dos conteúdos por lá.
Por exemplo, você pode criar listas separadas por “Ideias de Postagens”, “Em Desenvolvimento”, “Agendadas” e “Publicadas”. Os cartões vão representar cada conteúdo com descrições detalhadas, anexos de imagens e datas de publicação.
O ponto alto do Trello é poder visualizar com facilidade o que será compartilhado semanal e mensalmente no perfil. Assim, você identifica rapidamente algum cenário de overposting e distribui as publicações de uma maneira mais equilibrada.
3. Google Agenda
O Google Agenda é uma opção simples, mas eficaz para não exagerar na quantidade de publicações. Isso porque, você pode marcar com praticidade os dias e horários que os conteúdos serão compartilhados.
Além disso, dá para colocar no ferramenta os momentos em que as postagens serão desenvolvidas por você mesmo ou por colaboradores. Copywriters, designers, entre outros profissionais.
Mas não para por aí. O Google Agenda também envia lembretes sobre a execução de cada tarefa. Assim como, tem visualização em formato semanal ou mensal que te faz enxergar melhor a distribuição dos posts.
Conclusão
Por fim, o overposting pode realmente prejudicar seu posicionamento no Instagram. Independente se você tem um perfil profissional, empresarial ou como influenciador.
Exagerar na quantidade de postagens compromete o engajamento e o crescimento do perfil. Com isso, você deve encontrar um equilíbrio para não cansar seus seguidores e torná-los cada vez mais confiantes em sua proposta.
Por sorte, já existem boas práticas conhecidas para evitar o overposting. Além de ferramentas que simplificam o gerenciamento e distribuição dos conteúdos. Se você usá-las, acredite: isso não será mais um problema.