Ter um perfil visualmente atrativo na rede social é determinante para destacar sua marca e conquistar a atenção do público. Para caprichar na estética da sua conta, o primeiro passo é definir a paleta de cores Instagram.

Trata-se do conjunto de tonalidades que serão utilizados no desenvolvimento de todos os arquivos de mídia compartilhados no aplicativo. Principalmente no Feed, que é o cartão de visitas da conta.

Se bem escolhida, a paleta de cores Instagram transmite a personalidade da marca e te ajuda a criar uma identidade única na plataforma. Mas como acertar a combinação? É o que vamos te mostrar abaixo. Confira!

Por que você precisa ter uma paleta de cores Instagram?

Exemplo de paleta de cores instagram

O Instagram é uma rede social onde o visual sempre foi o principal destaque. Mesmo com recursos como Stories e filtros, o impacto visual continua sendo essencial para atrair e manter a atenção do público.

Ter uma paleta de cores bem definida ajuda a criar um perfil mais organizado e agradável, com postagens que seguem um estilo harmônico além de gerar:

Reconhecimento: Suas cores tornam sua marca fácil de lembrar.

Engajamento: Perfis bonitos atraem mais curtidas e comentários.

Destaque: Diferencie-se da concorrência.

Praticidade: Cores definidas facilitam a criação de conteúdo.

Conexão: Cores certas criam emoções e aproximam o público.

Mesmo com as diversas atualizações que o Instagram recebeu, sua essência continuou sendo a mesma: o impacto visual. Cuidar desses detalhes faz parte de estratégias maiores, a exemplo de como criar conteúdo no Instagram de forma estratégica, o que pode fazer toda a diferença para o crescimento do seu perfil.

5 etapas de como escolher a paleta ideal para o seu Instagram

Jovem mulher sorrindo enquanto utiliza um notebook em um café, representando a personalização de conteúdo e paletas de cores para Instagram.

Para ter um efeito tão positivo, é claro que a paleta de cores Instagram precisa ser bem escolhida. É algo que se baseia em entender a essência da sua marca e o que você quer comunicar.

Mas calma. Não é nada complexo. Para você saber como escolher paleta de cores para Instagram você pode optar por seguir alguns passos simples que vão nortear bem sua decisão:

Pense nos valores da sua marca

Antes de escolher as cores, reflita sobre os valores e a mensagem que sua marca quer passar. Se sua marca transmite uma imagem descontraída, cores mais vibrantes, como laranja e amarelo, podem ser uma ótima opção. Já para marcas de luxo ou mais sofisticadas, tons sóbrios, como dourado e cinza, são mais indicados.

Além disso, para potencializar sua estratégia, investir em uma boa divulgação Instagram é essencial para alcançar o público certo e reforçar a identidade visual da sua marca. Seja como for, tenha em mente que a paleta de cores Instagram precisa estar de acordo com o que sua marca representa.

Considere o público-alvo

O público-alvo também pode ser uma boa referência para escolher a paleta de cores Instagram ideal. Dependendo de características demográficas, como idade, gênero e localização, por exemplo, algumas combinações serão melhores do que outras.

Faça benchmarking

Escolher uma boa paleta de cores para Instagram profissional ou empresarial não tem haver com inventar a roda. É possível escolher uma combinação de tonalidades autêntica se inspirando naquelas que já existem.

Nesse sentido, observe as paletas que outras marcas relevantes no seu nicho utilizam. Isso pode te ajudar a entender o que funciona melhor no seu setor. Além de dar excelentes ideias para você aplicar no seu perfil.

Se inspirar em estilos populares

Além do benchmarking, você pode usar estilos de paleta de cores Instagram populares como fonte de inspiração. Algumas sugestões são: minimalista, vibrante, pastel e monocromática.

Entenda a psicologia das cores

Por último, mas não menos importante, algo que pode te ajudar ― e muito ― no processo de escolha da paleta certa para o seu perfil no Instagram é entender a psicologia das cores.

Psicologia das cores para paleta de cores instagram

Segundo a neurociência, as cores podem gerar diferentes sensações e comportamentos nas pessoas. Então, levando em conta o significado de cada tonalidade, é possível se conectar emocionalmente com o público através da paleta.

O azul, por exemplo, é frequentemente associado à confiança, tranquilidade e segurança. Sendo uma cor muito usada por bancos, empresas de tecnologia e marcas de saúde.

Por sua vez, o vermelho é uma cor que transmite paixão, urgência e ação. Muitas redes de fast-food e plataformas de vídeo ou streaming a usam. McDonald’s, Burger King, Netflix, Youtube, Globoplay, entre outros.

3 melhores ferramentas para gerar paletas de cores

Dito isso, como criar paleta de cores para Instagram? Após escolher a combinação ideal, você deve utilizar alguma ferramenta para gerá-la. Entre as principais opções, destacamos:

1. Coolors

Coolors é uma das melhores ― ou talvez a melhor ― ferramenta para gerar paletas de cores que você vai encontrar. Ela é ótima para você criar uma combinação do zero ou com base em tonalidades que você já definiu com praticidade.

Isso porque, tem uma infinidade de recursos práticos. É possível experimentar uma variedade de tonalidades, ajustando contraste, tons, matiz, saturação, brilho, temperatura e muito mais.

2. Adobe Color

O Adobe Color, por sua vez, permite formar paletas com base em temas, contrastes e harmonia. O processo é bem intuitivo, pois você pode movimentar e visualizar as cores em um disco.

Também há como alterar os tons e brilho no Adobe Color. Além de extrair cores de imagens e usar templates ou tendências para se inspirar. Enfim, é outra ferramenta completa à disposição.

3. Canva

Apesar de ser conhecido como uma plataforma de design, o Canva também tem a função de gerar paleta. Só que o processo é manual. É necessário colocar as tonalidades que você já escolheu uma após a outra na ferramenta.

Se você usa o Canva para criar as imagens de posts de Feed, carosséis ou até mesmo Stories, você tem a opção de acessar sua paleta de cores em alguns cliques e adicioná-la em seus designs.

Como aplicar sua paleta de cores no Instagram Feed?

Homem sorridente usando um smartphone, simbolizando a escolha de paletas de cores diretamente no aplicativo do Instagram.

Com a paleta de cores Instagram definida e gerada em alguma ferramenta, a próxima etapa é aplicá-la nas suas publicações de Feed. Listamos algumas dicas para integrar a combinação ao seu perfil. Confira!

  • distribua as cores com harmonia: evite sobrecarregar uma única área do Feed com a mesma cor. Em vez disso, intercale as tonalidades para criar uma composição equilibrada;
  • use fundos e elementos nas cores da paleta: mesmo em posts com texto ou gráficos, utilize as cores da sua paleta como fundo ou nos elementos visuais. Seja ícones, bordas ou ilustrações;
  • incorpore as cores em detalhes das fotos: não é necessário que cada imagem tenha todas as cores da sua paleta, mas você pode incluir roupas, acessórios ou objetos com as tonalidades para representá-la.

Conclusão

Para finalizar, vamos recapitular todos os passos para definir a paleta de cores Instagram ideal, gerar a combinação e aplicar o conjunto de tonalidades em suas publicações de Feed:

  1. selecione cores que estejam alinhadas aos valores da sua marca;
  2. analise seu público-alvo para escolher cores que se conectam melhor com suas características;
  3. observe outras marcas para entender quais combinações funcionam melhor no seu setor;
  4. escolha um estilo popular como minimalista, vibrante, pastel ou monocromático, se precisar de inspiração;
  5. use ferramentas online, como Coolors, Adobe Color e Canva, para gerar sua paleta;
  6. distribua as cores de forma harmoniosa no feed, intercalando as tonalidades nas publicações;
  7. aplique as cores nos fundos, elementos gráficos e detalhes das fotos para manter a consistência.

Seguindo este checklist à risca, não tem erro. Você vai conseguir fazer uma paleta de cores para fortalecer a identidade visual do seu perfil, cativar visitantes e engajar seus seguidores. Agora é só pôr as mãos na massa!

Bruna Dias
Escrito Por
Bruna Dias
Bruna possui 4 anos de experiência como social media. Adentrou neste mercado trabalhando em grandes agências de marketing e hoje agencia 4 contas de influencers com centenas de milhares de seguidores. Atualmente faz parte do time de redação do ImpulsioneGram e compartilha tudo o que aprendeu sobre Instagram, desde maneiras confiáveis para ganhar seguidores orgânicos até ter um crescimento consistente nessa rede social.