Como postar carrossel no Instagram: Tutorial Completo [2024]
Se você está procurando formas de aumentar o engajamento do seu perfil no Insta, não pode deixar de aprender a usar um dos recursos mais poderosos da rede social. Ou seja, como postar carrossel no Instagram.
Basicamente, o carrossel é um tipo de publicação de feed do Insta em que você pode compartilhar uma série de arquivos de mídia no mesmo post. Com isso, o recurso dá várias possibilidades para os criadores de conteúdo.
Você pode, por exemplo, contar uma história envolvente a partir do carrossel, divulgar produtos ou serviços em vários ângulos, apresentar uma sequência de dicas valiosas e muito mais.
Assim, o carrossel é capaz de aumentar consideravelmente o engajamento do perfil. Você ganha mais curtidas, comentários e compartilhamentos por conta dos conteúdos mais elaborados feitos com o recurso.
Logo abaixo, vamos te mostrar passo a passo como postar carrossel no Instagram e dar ideias para criar posts atrativos no formato, tirando máximo proveito da opção. Confira!
O que é postagem carrossel no Instagram?
Carrossel no Instagram é um recurso cada vez mais popular entre os usuários da rede social. Ele consiste em um único conteúdo de feed com 2 a 10 imagens ou vídeos.
Além de ser capaz de aumentar o engajamento do perfil, usar o carrossel pode melhorar o alcance. Isso porque, os seguidores tendem a passar mais tempo nas postagens.
Então, o algoritmo entende que seus posts são relevantes para determinado público e começa a levá-los para mais usuários. Com isso, você acelera o crescimento da sua conta no Instagram.
Para quem sabe, postagens de carrossel no Instagram são identificadas por um símbolo que fica no canto superior direito da imagem ou vídeo, exatamente igual a imagem abaixo:
Quanto à navegação em posts de carrossel, é preciso deslizar o dedo na tela do celular da direita para esquerda ou clicar no indicativo no lado direito da imagem ou vídeo na versão de PC para ver o restante dos arquivos de mídia.
Como postar carrossel no Instagram?
Dito isso, como postar carrossel no Instagram? Como você pode compartilhar conteúdos de feed nesse formato para melhorar seu engajamento, alcance e resultados na rede social? Veja abaixo!
Celular
1. Vá no ícone “+”
No primeiro passo de como postar carrossel no Instagram pelo celular, vá até o ícone “+” na página inicial da rede social. Assim, você será direcionado para a tela de criação de postagens de feed do aplicativo.
2. Toque no ícone com “uma imagem sobre a outra” ou selecione dois arquivos de mídia
Em seguida, toque no ícone com “uma imagem sobre a outra” ou selecione dois ou mais arquivos de mídia para mudar o formato de publicação, isto é, trocar para carrossel.
3. Coloque um filtro e faça edições básicas nos arquivos de mídia (Opcional)
Feito isso, o próximo passo de como postar carrossel no Instagram é colocar algum filtro nos arquivos de mídia. Assim como, editá-los por meio das ferramentas básicas disponibilizadas pela plataforma.
Trata-se de uma etapa opcional do processo de como postar carrossel no Instagram. Então, se você não quiser mudar nada, toque no ícone “⟶’ e avance para a última parte do passo a passo.
4. Configure os últimos detalhes da postagem de carrossel
Chegando na última etapa de como postar carrossel no Instagram com o aplicativo da rede social, é hora de você configurar os últimos detalhes da publicação. Ou seja, você deve ajustar informações de opções, como:
- legenda;
- marcar pessoas;
- localização;
- botão de mensagem;
- turbinar publicação.
5. Toque no ícone de confirmação e… pronto!
Configurou tudo? Ótimo! Toque no ícone de confirmação “✓” no canto superior direito da tela e… pronto! O processo de como postar carrossel no Instagram está feito para potencializar os resultados do seu perfil.
Computador
1. Vá em “Criar”
No primeiro passo de como postar carrossel no Instagram pelo computador, vá até em “Criar” nas opções que ficam no canto esquerdo da tela. Então, você será direcionado para a tela de criação de postagens de feed da versão de PC do Insta.
2. Selecione fotos ou vídeos a serem postados no carrossel
Em seguida, clique em “Selecionar do computador” e escolha cada uma das fotos ou vídeos a serem compartilhados na rede social. Com isso, o formato de publicação mudará automaticamente para o carrossel.
3. Coloque um filtro e faça edições básicas nos arquivos de mídia (Opcional)
Feito isso, o próximo passo de como postar carrossel no Instagram é colocar algum filtro nos arquivos de mídia selecionados. Assim como, editá-los por meio das ferramentas disponibilizadas pela versão desktop da plataforma.
Essa é uma etapa opcional do passo a passo de como postar carrossel no Instagram. Assim, se você não quiser alterar nada nas imagens ou vídeos, clique em “Avançar” para continuar.
4. Ajuste os últimos detalhes da publicação
Chegando na última etapa de como postar carrossel no Instagram com a versão desktop da rede social, é hora de você ajustar os últimos detalhes do post. Ou seja, configurar informações de opções, como:
- conteúdo da legenda;
- marcar pessoas;
- geolocalização;
- botão de mensagem;
- turbinar post com tráfego pago.
5. Toque em “Compartilhar” e… pronto!
Terminando os ajustes finais da postagem, clique em “Compartilhar” no canto superior direito da aba de publicação e… pronto! O processo de como postar carrossel no Instagram está feito para impulsionar seus resultados na rede social.
Importante: tenha cuidado para não postar nenhuma foto ou vídeo errado ou fora de ordem. Isso porque, não é possível alterar o arquivo de mídia após postar o carrossel.
Depois da publicação, você só pode editar algumas informações do conteúdo, incluindo: legenda, localização e pessoas marcadas. Então, revise cada imagem ou vídeo antes de compartilhá-lo na rede social.
5 ideias para criar carrosséis no Instagram atrativos
Aprendendo como postar carrossel no Instagram, porém, não basta apenas postar várias imagens ou vídeos aleatórios com o recurso. É preciso criar conteúdos estratégicos no formato para alcançar os resultados esperados.
Para te ajudar nisso, listamos abaixo 5 ideias interessantes para criar carrosséis no Instagram atrativos. Com isso, acredite: o engajamento, alcance e demais números do perfil vão crescer exponencialmente. Dá uma olhada!
1. Use o Storytelling
Diferente das publicações de feed tradicionais, carrosséis do Instagram tem um espaço que permite você expor suas ideias com mais profundidade. E um ótimo jeito de fazer isso é usando o Storytelling. Ou seja, a arte de contar histórias.
Muitas pessoas subestimam o poder das histórias, só que elas são uma forma de abordagem altamente convincente. Afinal de contas, quem não gosta de ouvir uma boa história, não é?
No carrossel, você pode, por exemplo, compartilhar experiências próprias com o Storytelling, apresentar conteúdos de forma mais criativa e usar técnicas a exemplo do cliffhanger, deixando o público ansioso para ver o próximo slide.
Seja como for, histórias são cativantes. Assim, encaixar a comunicação do perfil em narrativas apresentadas com o carrossel pode ser essencial no seu crescimento no Instagram.
2. Divulgue produtos ou serviços
Além do Storytelling, uma forma interessante de usar o carrossel do Instagram é para divulgar produtos ou serviços. Nos slides, você pode apresentar a solução de diferentes ângulos e dar uma descrição aprofundada sobre seus benefícios.
Inclusive, é possível usar elementos gráficos para ajudar na explicação. Assim como, o Instagram Shopping para colocar etiqueta nos produtos comercializados com um link direto a página de compra.
3. Apresente dicas valiosas
O carrossel no Instagram também pode ser usado para dar dicas valiosas para o público sobre determinado tema. Cada imagem ou vídeo pode ser usado para fornecer uma dica diferente que juntas formam um conteúdo de alto valor.
Na explicação, você pode usar somente conteúdo textual nas imagens, mas o ideal é criar mapas mentais que ilustram o raciocínio de forma simples. Desse modo, o público compreende mais facilmente a mensagem.
4. Compartilhe provas sociais
Para validar seu trabalho e dar mais autoridade ao perfil, compartilhe provas sociais no carrossel do Instagram. Trata-se de usar os comentários de feedback de outras pessoas para promover sua marca.
Quando um potencial cliente vê outras pessoas falando bem de algo que você oferece, por exemplo, fica mais confiante para adquirir a solução. Especialmente, porque o produto ou serviço foi aprovado socialmente.
5. Mostre o antes e depois
Da mesma forma que a prova social, usar o antes e depois no carrossel tem o objetivo de aumentar a credibilidade da marca no Instagram. Só que, pode ser uma forma ainda mais efetiva de convencer o público sobre sua proposta.
Se você trabalha no nicho de beleza, por exemplo, mostrar o antes e depois de um corte de cabelo é mais impactante para seus seguidores e visitantes. Sobretudo, porque deixa os resultados do serviço evidente.
Dúvidas relacionadas a como postar carrossel no Instagram
Como fazer um carrossel criativo?
Há uma série de técnicas e práticas que podem deixar seus carrosséis mais criativos, como: usar estrutura AIDA de Copywriting, desenvolver identidade visual, montar imagens infinitas e inserir Gifs ou boomerangs. Seja como for, teste diferentes ideias para tornar seus carrosséis ainda melhores para o público.
Como fazer repost de Carrossel?
Quando você estiver sem ideia do que compartilhar no Instagram, o repost de carrossel pode ser uma ótima opção. Uma vez que, são publicações com alta taxa de retenção. Para isso, porém, você precisa usar o aplicativo Repost for Instagram e copiar o conteúdo escrito e arquivos de mídia de determinado perfil.
Como montar um mosaico de fotos no Instagram?
No Canva, você pode criar mosaicos incríveis para seu feed ao multiplicar a dimensão do design. Se você quiser 3 imagens, por exemplo, use o tamanho de 3240×1080 na ferramenta. Em seguida, divida o design em três partes iguais com apps, a exemplo do Grid Post e faça a postagem na rede social.
Conclusão
Agora que você já sabe como postar carrossel no Instagram, não pode deixar de aproveitar todo o potencial do recurso na sua estratégia. É um tipo de conteúdo que, com certeza, fará a diferença nos seus resultados.
Postagens de carrossel são muito mais completas do que a publicação tradicional de feed, envolve os seguidores mais facilmente e incentiva um contato mais longo entre o público e o perfil.
Portanto, comece a explorar todos os benefícios do carrossel do Instagram hoje mesmo e fique mais perto de alcançar seus objetivos na rede social, aumentando todos os seus números.
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